domingo, 1 de novembro de 2009

O Estado das Coisas

Assisti O Estado das Coisas (1982) de Wim Wenders no Telecine Cult. Eu gosto muito desse diretor e recentemente o canal resolveu passar um especial com filmes do início de sua carreira. Antes de começar, passou um vídeo do Marcelo Janot onde ele fala um pouco de todos esses filmes, fiquei com vontade de ver todos. Esse é o último da última sexta-feira de outubro, agora esses filmes devem se misturar na programação. Quem estuda ou trabalha com cinema vai ficar fascinado com esse. Começa antes dos letreiros, um filme de ficção, com coloração sépia. Chega na praia e fica pxb e mostra a equipe de filmagem. O dinheiro acabou antes do filme terminar. Eles estão gravando na belíssima Cintra em Portugal. Há várias críticas ao jeito americano de filmar e patrocinar. Gostei demais desse cartaz, mas parece que o primeiro que saiu sobre o filme é outro.

Os atores e a equipe começam a fica entediados em um belíssimo hotel na praia. E a equipe tenta localizar o financiador do filme que é americano. O Estado das Coisas é na época da máquina de escrever, que os telefones eram escassos. Há um no hotel e um orelhão na rua e eles têm dificuldade de falar com as outras pessoas, e as ligações são de qualidade ruim. Há muito surrealismo no filme. A fotografia é maravilhosa! Duas crianças estão no elenco e as conversas delas são sempre ótimas. No elenco estão: Isabelle Weingarten, Rebecca Pauly, Jeffrey Kime, Geoffrey Carey, Patrick Bauchau e Camila Mora-Scheihing. A trilha sonora também é excelente. O Estado das Coisas ganhou Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1982.
Youtube: Der Stand der Dinge (Deutschland/Portugal 1981/1982)




Beijos,

Pedrita

5 comentários:

  1. Wenders é um dos grandes nome do cinema alemão pós-70. Compreendo a sua satisfação ao vê-lo.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Pedrita, é sempre a mesma história: só lembro do telecult quando vc o menciona. Vou lá AGORA ver o que está passando!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Estou adorando esse especial Wim Wenders no Telecine!

    ResponderExcluir
  4. ana maria, eu só consegui ver esse até agora. o bom é q agora os filmes se espalham na programação, vou tentar ver mais algum.

    ResponderExcluir
  5. Pedrita eu nao conheco o filme e nunca ouvi falar nele por aqui. Mas conheco o artista que está dirigindo o carro, passa sempre séries policiais com ele por aqui.

    Bjus

    ResponderExcluir

Cultura é vida!