sábado, 16 de janeiro de 2010

Maurice

Assisti Maurice (1987) de James Ivory no Telecine Cult. Vi na programação que ia passar esse filme, resolvi ver. Minha mãe tem razão, é muito triste. Maurice é ambientado na Inglaterra, no século XIX, baseado no livro semi-autobiográfico de E.M. Foster. Eu não sabia que a Inglaterra executava homossexuais. Dois rapazes se apaixonam. Quando um homem, amigo do personagem do Hugh Grant é denunciado e condenado a 6 meses de prisão, mas poderia pegar vários anos e trabalhos forçados, o personagem de Hugh Grant fica doente e resolve forçar a sua natureza para não perder o status, não correr riscos de ser denunciado, de ser executado ou preso. Maurice sofre muito, mas não consegue aceitar a sugestão de tentar se enquadrar ao que a sociedade impunha. Maurice é interpretado por James Wilby, todo o elenco está excelente.

No meio desse sofrimento todo Maurice procura um psiquiatra, que apesar de casado e com filhos, aceita a natureza do rapaz e sugere que ele siga para países que não executam homossexuais com a França e a Itália. Mesmo no século XIX já haviam psiquiatras que mesmo diferentes de seus pacientes aceitavam outras naturezas. Hoje ainda encontro psicólogos e psiquiatras que acreditam que haja tratamento para condutas fora do padrão. O personagem do Hugh Grant tem um discurso bastante estranho sobre seu comportamento anterior, como se fosse uma doença que foi curado posteriormente. Ainda no elenco estão: Rupert Graves, Billie Whitelaw, Phoebe Nicholls e Helena Michell.

Youtube: Maurice Video Trailer



Beijos,

Pedrita

7 comentários:

  1. Pedrita, gosto muito deste filme. Eu li o livro, que é maravilhoso. A história é triste e me emociona muito. Mas vi há muito tempo o filme, nem lembrava que o Hugh Grant estava no elenco. Lindo filme.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Não nos esqueçamos, inclusive, do caso do escritor Osca Wilder, já famoso na época, que foi preso - e passou um tempo na prisão por causa de um declarado amor homossexual...

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Vi o trailer no Telecine e quero muito assistir. Adoro o Hugh Grant, mas ele fez poucos personagens interessantes. Esse certamente deve ser um deles.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo triste deve ser um filme muito bom para se discutir alguns aspectos que a vida se apresenta.

    bjao

    ResponderExcluir
  5. Denso, histórico, trágico mas ao mesmo tempo belo. Adoro este filme e não sei como ainda não o comentei :) Bom que tenha feito. Bjos.

    ResponderExcluir
  6. marion, vou tentar ler o livro.

    moacy, os persongens de maurice comentam sobre oscar wilde.

    ana maria, eu acho q o hugh grant faz sempre personagens muito interessantes, até nos filmes mais comerciais.

    georgia, é triste mesmo.

    ed, é lindo mesmo. e muito delicado.

    ResponderExcluir
  7. Cara Pedrita
    "Maurice" é mais uma das obras-primas de James Ivory. E.M.Forster o escritor do romance, manteve o livro guadado na gaveta até à sua morte. Tendo sido publicado só depois da sua morte.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir

Cultura é vida!