segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dúvida

Assisti Dúvida (2008) de John Patrick Shanley na HBO. Eu queria muito ver esse filme. Merryl Streep está maravilhosa, ela faz uma freira que desconfia que o padre toma liberdade com os alunos. O padre é interpretado maravilhosamente por Philip Seymour Hoffman. O filme é delicado, sutil, tudo realmente causa dúvida. Há muitos indicíos, mas nenhuma prova. A personagem de Merryl Streep também é muito rica, ela é severa, aparentemente severa demais, mas há detalhes de carinho em suas atitudes, praticamente imperceptíveis, que nos cativam. Ela esconde que uma freira idosa está praticamente cega, ajuda-a sutilmente, porque sabe que se descobrirem ela será afastada e irá sofrer muito. Há sim uma grande rigidez em seus comportamentos, mas não parece ter atitudes injustas.

Há uma freira que começa a desconfiar do padre, inter-pretada muito bem por Amy Adams. Há diálogos maravi-lhosos, os duelos entre Merry Streep e Philip Seymour Hoffman são excelentes, que atores. Mas há um outro embate com um texto incrível, feito com a Merryl Streep e a personagem da mãe do menino negro, interpretado magistralmente por Viola Davis. Nós ficamos divididos. A mãe expõe uma realidade que parece ser muito pior do que o rapaz passa no colégio. A proteção do padre, mesmo que com suas consequências, parece ser melhor que o rapaz perder a oportunidade de estudar. Tomamos um choque de realidade nesse momento que nos revira por dentro, é um dos grandes momentos do filme. Não significa que eu não ache monstruoso a suspeita de abuso pelo padre, mas que há uma visão muito chocante da realidade de um negro nos Estados Unidos. 



From Mata Hari e 007
Beijos,
From Mata Hari e 007
Pedrita

9 comentários:

  1. gosto dos seus comentarios sobre filmes.

    ResponderExcluir
  2. Pedrita respondi seu comentario no post Gatas....

    ResponderExcluir
  3. Cara Pedrita
    Embora não tenhamos visto o filme conhecemos a peça que foi encenada em Portugal, uma obra que agarra o espectador do princípio ao fim
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedrita

    Eu também estou curiosa para ver esse filme, eu vi uma entrevista com a Merry na Sky e ela nos deixa com água na boca sobre o filme.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Pedrita.

    Você e um colega de trabalho comentaram sobre esse filme na mesma semana.
    Como não assisti ainda, fiquei super curiosa.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  6. Oi, Pedrita,

    Não tinha visto esta crítica. A minha opinião "bate" com a sua, rsrs. Este filme é mesmo excelente!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, é verdade. nós duas destacamos o embate entre a freira e a mãe. esse post foi há 5 anos. como o tempo passa.

      Excluir

Cultura é vida!