terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O Cortiço

Assisti O Cortiço (1978) de Francisco Ramalho Jr. na Sessão Interativa do Canal Brasil. Foi a última Sessão Interativa do ano e os três filmes que concorriam eram os mais votados do ano. E O Cortiço foi então o mais votado dos mais votados de 2011. Minha mãe viu nos cinemas e lembram que as sessões eram lotadas, pelo jeito o filme agrada muito ainda. Eu li o livro de Aluísio de Azevedo há uns anos e gostado muito e como minha mãe tinha gostado no cinema eu queria muito ver.

Gosto da Betty Faria, mas confesso que estranhei ela como a mulata do livro. Li que escolheram o casal Mário Gomes e Betty Faria para protagonizar o filme porque faziam muito sucesso em uma novela como par romântrico na época. O Cortiço é muito bem realizado. Difícil criar em cenário todas as casas do Cortiço e está muito bem realizado. Estranhei também a Betty Faria que mostra uma calcinha vermelha enquanto dança. É em 1890 quando poucas mulheres tinham roupa de baixo, e sempre eram brancas, as famosas roupas brancas, não existia ainda lingerie vermelho. Em geral mulheres de baixa renda como era nossa protagonista não teria nada embaixo.

Gostei muito de O Cortiço. O elenco é incrível: Armando Bógus, Ítala Nandi, Maurício do Valle, Beatriz Segall, Zaira Zamberlli, Antônio Pompêo, Jacyra Silva e Maria Alves.

Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Eu li o cortiço, ha muitos anos, acho que no tempo da escola. E gostei demais do livro. Eta autor grandioso! O filme ja nao sei. Estranho mesmo a Betty Faria de mulata. Deveria ser a Jacira Silva entao!!!
    Beijos,
    Cam ( nossa consegui abrir um blog aqui no sul,afff,esta dificil)

    ResponderExcluir
  2. Li o cortiço há bastante tempo atrás mas adorei. gosto desse tipo de literatura sem caráter como a vida!

    ResponderExcluir
  3. Ah, esse eu j vi o´filme e li o liro na facul.

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde Pedrita!!

    Curioso a forma de descrever o filme, é sempre bom lembrar que diretores preocupam-se mais em atrair o público e nesse caso, ao escolherem o casal já mostraram isso - risos...

    Adoro essa história e jás faz tempo que assisti... o livro está em minha estante aguardando ser relido!!

    Boa dica...

    Como é minha primeira visita do Ano, aproveito e lhe desejo um ótimo 2012, rodeado de ótimos filmes


    FLYRoBrasileira
    www.flyrobrasileira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. camille, ruby e v., eu li não há tanto tempo. tb gostei muito.

    roseli, acho que cada caso é um caso, mas realmente é estranho qd uma novela dita um elenco de um filme não tão comercial.

    ResponderExcluir
  6. Pedrita, não curto nem o filme e nem o livro. Vi o filme no colégio, confesso que na época, eu tinha uns 14 anos, achei o filme bem forte. Realmente fiquei meio chocada. Não curti, depois nunca mais tive coragem nem de reler o livro ou rever o filme.

    Beijos

    Ah, adorei o novo visual do blog! ;)

    ResponderExcluir
  7. Hi all, this is Pierre from Belgium. Sorry, I don't speak Portuguese. ;)
    I just watched this movie, I'm trying to identify an actress. Here is a screenshot, she is watching Betty Faria dancing.

    http://img339.imageshack.us/img339/8500/cortico.jpg

    Is she Maria Alves ? Here is the imdb page : http://www.imdb.com/title/tt0194774/

    Thanks in advance.

    ResponderExcluir
  8. yes, she is maria alves. http://www.mulheresdocinemabrasileiro.com/salas/Atrizes/mariaalves.htm
    my grandfather was belgium

    and another images http://www.google.com.br/search?q=MARIA+ALVES&hl=pt-BR&prmd=imvnso&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=cbAzT8SSJoLhggfa0PCdAg&ved=0CDUQsAQ&biw=1600&bih=785

    ResponderExcluir

Cultura é vida!