domingo, 28 de outubro de 2012

Coco Antes de Chanel

Assisti Coco Antes de Chanel (2009) de Anne Fontaine no Max. Eu queria muito ver esse filme, inclusive nos cinemas, mas não consegui, também demorei a poder ver desde que estreou na tv a cabo. Coco Antes de Chanel é uma co-produção entre França e Bélgica. Gostei demais! Fala de Gabrielle Chanel, um pouco de sua infância e sua história antes de montar o seu ateliê. Eu conhecia muito pouco de sua história. Ela e a irmã foram deixadas pequenas em um orfanato pelo pai, todo domingo, dia de visita, ela ia esperar o pai para ver se ele ia visitá-las, mas ele nunca foi.

Depois o filme salta para o período que ela e a irmã cantavam em um bar, foi a música que deu o apelido de Coco para Gabrielle. De dia Gabrielle fazia serviços em ateliês de costura, pequenos reparos. A irmã se apaixona por um oficial e Coco, sempre prática, percebe que um outro teria muitas conexões e que seria interessante se aproximar. Ele era um homem mais liberal, muito rico, ela fica um período na casa dele onde conhece atores e pessoas ricas. Ela nunca gostava dos exageros das roupas da época, muitas flores, laços, cores, e sempre arruma suas próprias roupas. Começa a arrumar chapéus de palha que ficam famosos entre as mulheres que frequentavam a casa.

Gostei muito que apesar do histórico familiar, Coco Chanel nunca se vitimou, era até um pouco ranzinza, determinada, de forte personalidade, mas não falava de seu passado e nem manobrava as pessoas se fazendo de coitadinha. Sempre tinha uma firmeza e presença muito marcante. Audrey Tautou está ótima como Coco Chanel. Os outros atores também são ótimos: Benoît Poelvoorde, Alessandro Nivola,  Marie Gillain e Emmanuelle Devos. Os cenários (Nathalie Roubaud), figurinos  (Catherine Leterrier) e fotografia (Christophe Beaucarne) são muito bonitos.



Beijos,
Pedrita

4 comentários:

  1. Ai, eu quero muito ver esse filme, so vi fotos e trailler, mas me interessou muito. Achei uma ótima escolha a Audrey.

    ResponderExcluir
  2. Pedrita, eu achei o filme aguadinho.
    Eu esperei mais do filme e achei que o pessoal que produziu nao foi mesmo firme na história dela. Nao sei se por falta de material mas achei que deixou muito a desejar.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Quero muito assistir. Já anotei duas vezes, mas tive outros compromissos.

    ResponderExcluir
  4. ruby, tb achei q a audrey teve muito a ver. li q pensaram na keira, acho q a audrey ficou perfeita.

    georgia, eu gostei muito, inclusive desse tom pastel q escolheram para o filme. não curtiria se as cores fossem fortes.

    bruxa, estava com o mesmo problema, nem no cinema deu certo, na tv a cabo só passava qd eu tinha compromisso.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!