sábado, 10 de novembro de 2012

Grande Sertão Veredas

Assisti a minissérie Grande Sertão Veredas (1985) de Guimarães Rosa na TV Globo. Tenho até vergonha de confessar, mas essa obra desse autor eu não li, li outros, mas essa obra ainda não me redimi com o Brasil e com ele. O livro de Guimarães Rosa é de 1956. Gostei muito da minissérie! A direção é do maravilhoso Walter Avancini. Ele sempre foi ousado, genial, é um diretor que faz falta. Há pouco tempo li que as minisséries dessa época precisavam ser mais longas e por isso eram esticadas demasiadamente, é o que acontece com Grande Sertão Veredas. O primeiro DVD é lento demais. Acho que perceberam que não devia estar agradando que ficou menos lenta nos próximos DVDs.

Essa minissérie recebeu muitos elogios, então minha mãe pediu muito que eu comprasse logo que soube que foi lançado. Ela agora me pede Tenda dos Milagres, mas até agora a Globo Marcas não lançou. Tony Ramos e  Bruna Lombardi estão impecáveis. O texto é de difícil compreensão, que dirá falado, e é genial. O cuidado dessa minissérie em cada detalhe é incrível. O elenco também é maravilhoso! Além dos atores principais, há muita participação especial de um grande elenco. O malvado é o Tarcísio Meira que está irreconhecível. Outro que demorei para reconhecer é o ator que se torna protetor do Tatarana, Umberto Magnani. José Dumont arrasa em seu personagem controverso. Os jagunços são ótimos atores. Taumaturgo Ferreira está ótimo,  bem como o excelente João Signorelli e Wilson Fragoso. Fazem participações os incríveis Rubens de Falco, Mário Lago, Maria Gladys, Linneu Dias, Neusa Borges, Sebastião Vasconcellos, José Augusto Branco e Denise Milfont. A bela Silvana Lopes faz a mulher do Hermógenes, parece que foi o último trabalho dessa bela atriz. Uma história é contada no meio da minissérie e tem só grandes atores. Yoná Magalhães, sempre linda e muito jovem, outro que está é o Ney Latorraca e ainda o grande Reinaldo Gonzaga. A trilha sonora é de Júlio Medaglia.

Eu fiquei imaginando o cansaço que deve ter sido o período de gravações. São horas e horas de minissérie, nos DVDs são 4, todos de mais de 3 horas de duração. A maior parte do tempo eles estão em lutas, no cavalo, andando. Não deve ter sido fácil a realização tanto para a equipe como para o elenco. Belo projeto!

Beijos,
Pedrita

11 comentários:

  1. Pedrita, não sinta vergonha de não ter lido Grandes Sertões, ou qualquer obra de Guimarães Rosa, falo de vivência. 95% das pessoas que leram no Curso de Letras o fizeram porque é obrigatório. No ano passado eu tive uma aula sobre esta obra, e eu vi que o próprio professor, um doutor em literatura brasileira, não a havia lido por completo. É um livro que quase ninguém o lê por puro prazer, assim como as de outros autores como Joyce ou Mann, por exemplo. Eu acho absurdo as pessoas não poderem dizer: "olhe, eu sei que é uma obra digna de todos os méritos, mas não me atrai, não me seduz, tenho outras prioridades e gostos, etc. e tal." Eu parei por volta da página 150 e dificilmente lerei o restante algum dia.

    ResponderExcluir
  2. Sou daqueles que nunca leu o Grande Sertão Veredas, mas também digo que faz parte das obras que espero um dia vir a ler.

    ResponderExcluir
  3. Pedrita, fantástica essa minissérie. Vi alguns capítulos, eu era criança qdo passou na tv e lembro da atuação maravilhosa da Bruna Lombardi e do Tony Ramos.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  4. Pedrita, acho que o Enaldo tem toda razãoo. Também não li inteiro. Comecei e parei muitas vezes. Minha filha leu tudo e amou...mas, é assim, tem que ter paixão pela leitura, tem que estar com o espirito para ler! Quem sabe, um dia... Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Pedrita, eu nunca li o livro. Não tive interesse. A minissérie eu vi na época que foi ao ar. Gostei bastante, foi um programa bem cuidado.

    Olha, eu há vários livros 'importantes' que eu não li e nem tenho vontade de ler e não me sinto mal por isso. Por obrigação li somente livros na época do colégio. Acho que a gente não deve se obrigar a ler nada , temos que ler algo que faz sentido pra gente, que desperte nosso interesse.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Como você, também não cheguei a ler a livro, vi poucas partes da minissérie também, mas as que vi dá pra perceber que mais um primoroso trabalho feito pela Globo. Boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Eu tb nao li, Pedrita mas vi a série na época.

    Interessante foi no final o choque...

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Eu li o livro mas n vi a mini série, elenco bacana né?bjo

    ResponderExcluir
  9. primeiro vou falar com a maioria, não me sinto obrigada, mas acho q deveria ler. concordo q obrigar a ler, até mesmo na escola afasta da leitura.

    enaldo, eu amei a montanha mágica do thomas mann, está entre os meus livros preferidos. concordo com vc e com vários daqui q ler é prazer. acho q devo ler, mas concordo q se não me der prazer não vou seguir com a leitura. confesso me incomodar com um professor q conhece pouco de uma obra q vai lecionar. se é da profissão dele, eu me sentiria mais confortável se ele estivesse mais informado.

    lulu, realmente são primorosas as interpretações do tony ramos e bruna lombardi.

    ruby, é uma bela minissérie, mas muito longa.

    georgia, eu já sabia do final, e como disse minha mãe, triste demais.

    ana herminia, elenco incrível.

    ResponderExcluir
  10. Já assisti várias vezes a série,quem não viu não sabe o que está perdendo.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!