quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

GloboNews Documenta - O Caso dos Nove Chineses

Assisti GloboNews Documenta - O  Caso dos Nove Chineses na GloboNews. Eu tinha ouvido falar um pouco desses chineses no curta Meus Amigos Chineses que comentei aqui. Inclusive o diretor, Sergio Sbragia fala nesse documentário. Esse especial fala de uns chineses que viviam no Rio de Janeiro, foram presos e torturados na ditadura, depois deportados de volta para a China. No especial falam de um livro que conta um pouco dessa triste história.

A Comissão da Verdade investiga esse caso. O documentário mostra que na época do Jânio Quadros, o vice-presidente João Goulart esteve na China para estreitar relações e terem intercâmbio econômico. Após isso esses chineses vieram em busca de oportunidades de negócios. Todas as acusações para a prisão não se sustentam. As relações entre os países ficaram muito ruins. Ironicamente, algo que o Brasil costuma fazer muito, Geisel tentou retomar as relações comerciais. Uma ditadura que perseguia comunistas queria relações comerciais com um país poderoso mesmo ele sendo comunista. Os chineses que por esse episódio nunca receberam um pedido de desculpas, recusaram. As relações comerciais com os chineses são mais recentes. Mais um vergonhoso episódio da nossa história. Por enquanto é possível ver esse documentário no site da Globo.

Beijos,
Pedrita

6 comentários:

  1. Acho que se houvesse provas e convincentes, o país teria autonomia para expulsar, mas não de forma abrupta. E ainda não tendo provas, isso é mais do que uma injustiça.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a ditadura cometeu muita violência. esse é mais um caso.

      Excluir
  2. Não conhecia esta história e o doc parece ser interessante.

    Sobre Geisel, mesmo sendo do exército, foi ele quem deu inicio ao processo de abertura de política no país e diminuiu a perseguição aos opositores e comunistas. Pelo seu pensamento um pouco mais avançado que os antecessores, ele tentou esta aproximação com a China na época.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o geisel era da ditadura e só teve interesse em retomar com a china pela economia do Brasil e não pq estava realmente interessado no país.

      Excluir
  3. Nunca ouvi falar nesse caso.
    Acho essa comissão da verdade um coisa pavorosa, ridícula.
    Já percebeu que nenhum que se diz torturado, responde por mortes, roubos e agressões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, a comissão tem feito grandes avanços. o problema é a proibição de ver os arquivos secretos e publicá-los.

      Excluir

Cultura é vida!