quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Som e Fúria

Terminei de ler Som e Fúria (1929) de William Faulkner da Cosac Naify. Sempre quis ler esse livro, adoro esse autor. Comprei em DVD o filme e queria ler antes de ver. Também quero ver a minissérie. Comprei novo em uma ótima promoção e da edição de bolso. É muito diferente de seus outros livros e um dos seus livros mais cultuados. Há vários narradores. Só temos datas, mas temos dificuldade de descobrir os fatos. Gostei muito de um texto que li sobre o livro que a sensação que temos no primeiro parágrafo é que somos intrusos, como se não pudéssemos ouvir o que pensam e tentar saber o que acontece.

Obra Noite de Verão (1947) de Edward Hopper

Som e Fúria fala de uma família. As características do autor estão lá, os filhos machistas, imaturos e violentos, o preconceito aos negros, a decadência. É um livro difícil, de difícil compreensão, parece que o certo é nós não compreendermos, ficarmos confusos. Gostei muito, é incrivelmente bem escrito, mas o meu predileto continua sendo o maravilhoso Luz em Agosto.

Beijos,
Pedrita

11 comentários:

  1. O facto do primeiro capítulo ser a narração da vida da família vista pelo irmão mais novo, com uma deficiência mental torna a entrada no conteúdo da obra muito difícil, só que depois as narrações provenientes de outros membros completam o quadro como uma tela cubista onde todos os planos são projetados para o da pintura e quando se relê tem-se sempre uma descoberta nova no conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, eu gostei exatamente dessa duvida, tudo fica obscuro.

      Excluir
  2. Eu tenho os dois livros. Mas ando adiando as leituras. Mas agora que você comentou vou começar por O som e a fúria...Adoro o Willliam Faulkner, pois ele me passa a sensação de um cara que vivia 100% na imaginação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fatima, entao vc vai ter mais ainda a sensação nesse livro.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Para falar a verdade, não fiquei muito "vidrado" em Felizes para Sempre?.... Pra você ter ideia, nem assisti ao último capítulo.... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  4. Olá, Pedrita !
    Adorei a dica de filme e do livro. Bom carnaval para você.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  5. Pedrita, te respondi no abrkdbra-coisas da vida.
    Depois de ler a sua resenha aqui me sinto na obrigação de pegar o som e a furia e devora-lo, e até ir a luz de agosto!

    ResponderExcluir
  6. Parece que o livro é complicado. Vc achou? Deu a entender que sim.
    Acho que tenho um livro dele. Não sei qual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, é bem complicado sim. se vc tiver luz em agosto acho q vai gostar.

      Excluir

Cultura é vida!