quarta-feira, 3 de junho de 2015

Picasso e a Modernidade Espanhola

Fui a exposição Picasso e a Modernidade Espanhola no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. As obras são da Coleção do Museu Nacional e do Centro de Arte Reina Sofia. Eu e o 007 queríamos muito ver essa mostra, mas estava difícil conciliar nossas agendas. Temos horários muito diferentes. Ficamos encantados, impactante, linda e informativa. Sou apaixonada pelas obras de Picasso, mas a mostra teve tantas surpresas que será inesquecível.

Obra Mulher sentada apoiada nos cotovelos (1939) de Pablo Picasso

Obra Retrato de Dora Maar (1939)  de Pablo Picasso

Eu já tinha fascínio por Pablo Picasso, mas aumentou com o filme Meia Noite em Paris e depois com o fantástico A autobiografia de Alice B. Toklas de Gertrude Stein, a autora inclusive foi pintada por Picasso e coloquei no post do livro. Fiquei com vontade de ler o livro novamente. A exposição traz muitos esboços que antecedem a obra Guernica.

Obra Personagem e Pássaro na Noite (1945) de Joan Miró

Mas a mostra é tão completa e maravilhosa que me trouxe muitas outras surpresas. Obras de Miró, Dalí e Juan Gris.

Obra Construção em Vermelho e em Ocre (1931) de Joaquín Torres García

A grande surpresa da exposição ficou para a obra do uruguaio Joaquín Torres García. Há uns 15 dias um grupo tinha falado da importância desse pintor na obra do compositor uruguaio Abel Carlevaro. Foi muito impactante me deparar com uma obra desse pintor. A mostra está acabando, vai até 8 de junho. Durante a semana as filas demoram uma hora e meia, imagino que nesses últimos dias e nos fins de semana sejam várias horas. Terminada aqui segue para o Rio de Janeiro e fica até setembro. Muito interessante esse vídeo que coloquei onde a diretora da exposição fala um pouco da logística dessa mostra. As obras de Picasso não viajam no mesmo avião.



Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu adorei o filme Irmã Dulce. Muito bom.... Assisti em Belém do Pará durante a minha viagem de férias... Irene Ravache realmente brilhou... E ela também se destaca no filme Entre Abelhas. Grande atriz. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, não vi entre abelhas, apesar q queria ter visto.

      Excluir
  2. Oi, Pedrita,

    Eu também sou fascinada por Pablo Picasso. Ele produziu muita coisa e - dizem os experts - revelou genialidade desde o início. Mas, me interessa também o homem contraditório, egoísta e machista, como mostraram alguns biógrafos e testemunharam pessoas que o conheceram. Não faz muito tempo eu vi - de novo - na TV o filme "As mulheres de Picasso" que também o mostra como uma pessoa nada simpática, rsrs. Quero ver esta exposição.

    Beijoca e bom feriado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu só vi a parte que a gertrude stein comentou e ela não entra em detalhes pessoais. bem poucos.

      Excluir
  3. Deve ter sido um ótimo e maravilhoso programa! Picasso e suas obras! Quero essa exposição aqui em Fortaleza!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Eu li uma das biografias de Pablo Picasso, e realmente foi interessante.
    Acho que saber a história das pinturas me encantou mais que se eu visse o quadro, sem história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, conhecer o período, a biografia, faz as obras ficarem mais ainda fascinantes.

      Excluir

Cultura é vida!