domingo, 18 de outubro de 2015

E La Nave Va

Assisti E La Nave Va (1983) de Federico Fellini no Arte 1. Essa semana passou esse filme na programação e eu coloquei pra gravar. É incrível! Fiquei profundamente incomodada com o rinoceronte, foi difícil abstrair, mas o filme é incrível. Inicialmente E La Nave Va começa filme mudo, genial como vão colocando cor sutilmente.

O barco seguirá para uma ilha. Inspirado na morte de Maria Callas, Fellini fez um filme onde artistas e personalidades viajam até uma ilha para levar as cinzas de uma grande cantora lírica. Há uma orquestra, muitos músicos, nobres. Um filme de difícil realização. 

O tempo todo o filme mostra as incoerências. Para que todos viagem no luxo, muitos trabalham exaustivamente. Irônico quando vão visitar as caldeiras e os cantores começam a disputar uns com os outros quem vai cantar melhor, em uma disputa insuportável de egos para aqueles homens trabalhando de forma sub-humana. Um narrador interpretado pelo Freddie Jones nos conta como tudo será.

Incrível também como E La Nave Va é atual. No meio do percurso salvam sérvios do mar. Os nobres começam a pedir que sejam segregados, impedirem que sentem em sofás, querem que eles fiquem ao relento. No elenco ainda estão: Barbara Jefford, Victor Poletti, Peter Cellier, Paolo Paolloni, Elisa Mainardi, Pasquale Zito, Fiorenzo Serra e Sarah-Jane Varley. Fiquei muito surpresa quando vieram os créditos finais e vi que a Pina Bausch estava no elenco, ela fazia a princesa que era cega. No final vão para as câmeras e mostram como estão sendo realizadas as últimas cenas. Genial!

Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Vi este filme há vários anos, lembro-me que gostei como obra de arte, mas não sabia que estava relacionado com Maria Callas

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é um clássico e por sinal excelente.
    Bom fds!
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  3. Hello querida!
    Esse filme é muito bom, adorei recordar aqui no seu cantinho!

    Bjs, excelente semana! ♥

    ResponderExcluir
  4. Não entendi nada desse filme.
    Acho Fellini complicadíssimo, para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu gostei da ideia do grupo se reunir para uma viagem a uma ilha para deitar as cinzas de uma grande cantora lírica. e apesar do macabro da viagem, as músicas, o q representa, me encantou muito.

      Excluir

Cultura é vida!