Na abertura foi linda a dança da modelo Amy Purdy com o robô que constrói carros. Linda e emocionante! Emocionante os atletas que carregaram a chama da pira olímpica e como a pira é linda.
Foto: ATP
Novamente eu vi mais as modalidades individuais, do atletismo e da natação. Dei só uma olhada nos jogos coletivos, mas acompanhar mesmo foi com os individuais. Embora eu tive menos tempo dessa vez e vi menos. Impressionante o atleta brasileiro que ganhou ouro para o Brasil no disco Alessandro Rodrigo Silva, foi muito emocionante! Queria muito ter visto a competição de Bocha, só vi os atletas comemorando o Ouro, nem sabia que tinha essa modalidade que me traz tantas recordações afetivas. Lindo o ouro do Daniel Dias na natação.
A colocação do Brasil foi muito emocionante, ficamos em 8º lugar, em um país com tantas instabilidades econômicas, com renda concentrada em uma minoria, ver esse resultado, 72 medalhas, 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze, emociona muito. Parabéns a todos os atletas! Sempre ouço falar em representatividade, na dificuldade de pessoas de encontrarem espelho para se inspirarem. As Paralimpíadas foram uma grande inspiração. Espero que para os patrocinadores também. Não podemos esquecer que os atletas que estavam na competição são os melhores nas suas categorias. Há inúmeros atletas que precisam de apoio mesmo que nunca cheguem a eventos como esse.
Fiquei muito impressionada com o inglês Richard Whitehead que ganhou ouro em corrida. Ele tem duas próteses e não dobra os joelhos, a corrida é feita com um jogo de quadris. E ainda passou o record da modalidade. A maioria tem uma prótese, ou dobra auxiliando o movimento. Com Whitehead não, e mesmo assim ele é o vencedor com record. Que condicionamento físico!
O encerramento também foi incrível e emocionante. Linda a dança com as cadeiras de rodas, fiquei impressionada com as acrobacias de um cadeirante. E a diversidade musical foi linda demais: Sepultura, Vanessa da Mata, Nação Zumbi, Céu, Negro do Borel, Saulo Fernandes, Dream Team do Passinho, Saulo Laucas. Com diversificação de ritmos, samba, maracatu, rock pesado, funk, erudito, baião. Vanessa da Mata chegou homenageando Clara Nunes, cantando Conto de Areia, depois cantou Ai, Ai, Ai. Lindo figurino! A Nação Zumbi tocou Maracatu Atômico e mais duas outras canções. Lindo o Beija-Flor na tela ao fundo.
Gaby Amarantos também homenageou Clara Nunes cantando Força da Natureza. E ainda a 1,99 que adoro. E que figurino lindo, como ela é linda! Ivete Sangalo chegou interpretando A Paz do Gilberto Gil. Depois entraram com a Ivete Sangalo um grupo de dançarinas, todas de maiôs brancos. Gostei que mantiveram cada artista no seu universo, fazendo o melhor que fazem no seu gênero. E também estava impecável a qualidade do som da transmissão. Excelente a escolha das músicas também que falavam de alegria, natureza, superação, paz. No final o Japão falou das próximas Paralimpíadas. Não sabia que a primeira tinha sido no Japão e que só concorriam cadeirantes. A cerimônia foi toda muito linda e emocionante. Lindo que o vento que apagou a pira dessa vez. Lindo e triste! Vai deixar saudades!
Foto: Glaucon Fernandes/AgNews
Beijos,
Pedrita
Espetacular, eles são uns heróis! =)
ResponderExcluirBeijinhos
ana, atletas vencedores.
ExcluirAcreditas que quase não assisti a nada! E a abertura ainda vi um pouco, mas o encerramento esqueci e quando coloquei acabei dormindo... Durmo cedo demais. Uma pena! Pena as TVs abertas não mostrarem nada! Um evento tão grande como esse no nosso país e a maioria do povo não ter acesso. :(
ResponderExcluirBeijos
Adriana
Ps.: Tbm adoro Bocha! Lembra minha infância!
adriana, eu achei que o encerramento era no domingo, mas na grade dizia ser no dia seguinte. quase perdi tb. vi um pouco a primeira semana. a segunda quase não vi, infelizmente.
ExcluirA imagem da TV Brasil é realmente péssima. Infelizmente é um canal que foi criado pelo governo federal como cabide de emprego para amigos do partido, que consumiu um valor absurdo de dinheiro e que tem uma programação pífia.
ResponderExcluirOs canais abertos adoram o discurso de inclusão, mas quando tiveram a oportunidade de transmitir a Paralimpíada esqueceram completamente do que pregam.
Ainda bem que pelo menos a TV Cultura conseguiu retransmitir parte dos eventos.
Os jogos foram um sucesso e um verdadeiro exemplo de vida dado por todos os atletas.
Bjos
hugo, é preciso investimento para transformar em hd. então não fazem e fica sofrível. realmente os canais abertos pouco ou quase nada mostraram. preferem o discurso do coitadinho ao discurso de superação.
ExcluirOlá, Pedrita!
ResponderExcluirUm evento de grande importância como as Paralimpíadas Rio 2016. Eu assisti alguns jogos no SportTV. Nem todo mundo tem acesso aos canais fechados, uma pena que as tvs abertas não transmitiram os jogos. A cerimônia de encerramento eu assisti até quando a Ivete Sangalo cantou, logo fui dormir.
Beijinhos ♥
andréa, a ivete foi o último número musical. foi tudo muito lindo. realmente poucos tem as tvs pagas.
ExcluirEm Olimpíadas meu interesse é por atletismo.
ResponderExcluirCorridas, saltos é o que me encanta.
Breaking Bad é terrível.
Mas vi toda.
liliane, tb gosto. minha amiga avisou q breaking bad é pesado, mas ela gosta do roteiro. estou gostando.
ExcluirA Paraolimpíadas é muito inspiradora! Infelizmente não pude ver muitas provas, mas as que vi valeram demais o tempo despendido, rsrs.
ResponderExcluirBeijoca
marly, vi pouco tb. menos que nas olimpíadas. infelizmente.
ExcluirOi Pedrita,
ResponderExcluirTenho mais orgulho desses atletas do que os atletas das Olímpiadas. Os atletas especiais tiveram que superar preconceitos das pessoas que os julgavam como incapazes de serem vencedores.
big beijos
www.luluonthesky.com
lulu, eu acho que no brasil tudo é difícil e claro, deve ser mais difícil ainda para os atletas paralimpícos.
ExcluirOlá Pedrita
ResponderExcluirLinda e emocionante as Paralimpiadas!
Concordo com o Hugo que diz que as TVS abertas vivem apregoando a inclusão e perderam a oportunidade de mostrar esses verdadeiros heróis, que são exemplos de força, superação e inspiração.
Também concordo com a Lulu, tenho mais orgulho deles do que dos atletas das Olimpíadas.
Fico muito triste mesmo que na TV aberta praticamente só houve algumas inserções pontuais.
Emocionante o ouro e o recorde de Alessandro Silva com seu lançamento de disco.
E Daniel Dias chegou a sua 24ª medalha em paralimpíadas!
O evento foi emocionante e maravilhoso, abertura e encerramento lindos demais :D
Bjs Luli
Café com Leitura na Rede
luli, acho que as tvs abertas vivem apregoando o sensacionalismo. com matérias salvadoras para fazer ibope. se interessam pouco por teorias que desmontem a mendicância e o coitadinho.
Excluira do daniel dias foi emocionante, mas não vi muito. então priorizei o q vi mais detalhadamente.
Pedrita, que queria muito ter ido como voluntária nas Paralimpíadas, mas infelizmente não deu. A distância de duas semanas entre as Olimpíadas e as Paralimpíadas inviailizaram a minha participão, eu precisaria de 50 dias de férias pra dar tempo! Mas acompanhei bastante pela SPORTV e , como você, vi mais as modalidades individuais e gostei muito. Fiquei emocionada e impressionada! São atletas de ponta, são atletas que se dedicam e que superam as deficiências. Amei as cerimônias de abertura e enceramento. A de abertura de me fez chorar muito! Me deu tanta saudades das olimpíadas! Que vontade de estar ali de novo. Fizemos jogos maravilhosos, a Rio 2016 foi incrível! Ter sido voluntária foi algo único. Sou olímpica hoje e sempre! :-) beijos
ResponderExcluirpatry, pena não ter podido ir nas paralimpíadas tb. realmente o preparo físico dos atletas impressionavam. me emocionei muito tb.
ExcluirNao assisti, mas gostava muito, infelizmente o tempo que tenho tido é muito pouco, por isso acabei por nao ver. Portugal está de parabéns 😊 beijinho.
ResponderExcluirmaria, eu tb não consegui ver muito da segunda semana. mas aproveitei bgem a primeira.
Excluir