quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Tróilo e Créssida

Assisti a peça Tróilo e Créssida de William Shakespeare no SESI. A direção é de Jô Soares. Eu queria muito ver esse espetáculo, mas ia esperar o dia 25, para às 8h da manhã tentar os convites gratuitos. O SESI traz peças gratuitas. Em dois dias do mês, 10 e 25, distribui os ingressos às 8h que acabam rapidamente. Uma amiga consegue com uma certa facilidade, outras nem tanto. Mas eu ia tentar. Só que essa amiga teve outro compromisso e me disponibilizou o convite dela. Fiquei animadíssima. A peça está baladissima, semana de estreia, lotada, foi muito bom participar agora desse momento. E gostei de tudo!

São 23 atores no elenco. Como perceberam o elenco é incrível: Maria Fernanda Cândido, Eduardo Semerjian, Otávio Martins, Tuna Dwek, Ando Camargo, Guilherme Sant´Anna, Marco Antonio Pâmio, Ataíde Arcoverde, Kiko Berthollini, Ricardo Gelli, Fernando Pavão, Nicolas Trevijano, Giovani Tozzi, Adriane Galisteu,  Felipe Palhares, Paulo Marcos,  Luciano Schwab e Luiz Damasceno. Uma super produção.

Tróilo e Créssida é um texto pouco adaptado de Shakespeare. É uma comédia sobre os conflitos entre gregos e troianos. Como a direção é do Jô Soares, foram inseridos alguns atores cômicos, com várias piadas. É bem engraçado. O público delira. Na peça um lado está de branco e outro de preto. O texto ácido de Shakespeare está lá. Tróilo e Créssida fala do prazer de lutar, de motivos fúteis, violência, egoísmo, é muito atual.
As fotos são de Priscila Prade

Lindíssimas as duas musas que estão entre os conflitos: Helena de Tróia e Créssida dos gregos. A produção toda é impecável. Os cenários são de Chris e Nilton Aizner. A iluminação é de Maneco Quinderé. Os figurinos de Fábio Namatame. Adorei os figurinos dos guerreiros. Lindas as saias esvoaçantes das musas. Eu adorei os vídeos e fiquei muito feliz em ver que são de dois artistas do videografismo e mapping que admiro, Pri Argoud e André Grynwask. E olha que surpresa, as coreografias de luta são do Nicolas Trevijano que faz o Diomedes.

A temporada de Tróilo e Créssida vai até 18 de dezembro. Os ingressos são gratuitos e podem ser pegos na internet, nos dias 10 e 25, às 8h da manhã. Em geral com uma boa antecedência.
Essa foto é da Adriane Galisteu

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Pedrita,
    Vi a entrevista do elenco no programa do Jô. Que tudo que você já assistiu! Muito legal essa iniciativa do SESI em distribuir ingressos gratuitos.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adriana, realmente é muito bacana essa iniciativa do sesi. tb gosto q eles investem em projetos grandes como esse.

      Excluir
  2. Vi o vídeo mas não entendi nada.
    Até porque não entendo quase nada de Shakespeare.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pedrita,

    Eu tenho livros com as peças do Shakespeare, que eu leio de vez em quando (confesso que revisito mais as mais conhecidas: Hamlet, Macbeth, Muito barulho por nada, etc.) Quando li esta, fui buscar mais informações sobre ela porque eu já havia ficado surpresa com a modernidade dela, rsrs. Adoraria tê-la visto, rsrs.

    Beijoca

    ResponderExcluir
  4. Olááááá Pedrita!
    As pessoas acham Tróilo e Créssida uma narrativa pouco inspirada de Shakespeare, eu acho que é um texto bastante instigante, de 1623 e mais do que nunca atual, visto tantas guerras e a ganância/ambição desenfreada.
    Redescoberta foi alçada ao topo pela modernidade e sátira com que é tratado o mote principal e os paralelos.
    Não é uma tragédia convencional por que Tróilo não morre, mas morrem os sentimentos nobres como o amor e a honra.
    O sentimento do protagonista é equivocado assim como a forma que ele idealiza a guerra.
    É o fim do período de ouro dos heróis gregos cuja nobreza e hierarquia terminam com a morte de Heitor (hhuuummmm tá bom confesso Heitor é meu crush/paixão literária).
    Essa peça que vc assistiu deve ser simplesmente fantástica!
    Uma super produção!
    Sou super fã da Maria Fernanda e da Adriana!
    Sensacional seu post, ameeeeeei <3
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, a essência de shakespeare está lá. não achei muito distante do autor. a ironia. tb gostei muito. realmente foi um grande espetáculo.

      Excluir
  5. vi o dia q o jo entrevistou o elenco, deve ser mt interessante essa peça bjos http://anaherminiapaulino.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha de peça Pedrita, o elenco é top e dirigida por Jô Soares perfeita!

    Beijinhos, bom fds ♥

    ResponderExcluir

Cultura é vida!