domingo, 9 de julho de 2017

O País do Cinema - Flores Raras

Assisti a nova temporada de O País do Cinema com o filme Flores Raras no Canal Brasil. Eu amo esse filme, entre os melhores que já vi e adorei que foi o que abriu a nova temporada. Fabiúla Nascimento entrevistou o diretor Bruno Barreto e Glória Pires que interpretou Lota de Macedo Soares. Esse filme é lindo, poético e histórico. Sempre adorei os poemas de Elizabeth Bishop e só soube que ela viveu 10 anos no Brasil após o filme. Também não conhecia Lota, grande responsável pela beleza do Aterro do Flamengo.

Eles falaram de como o filme surgiu na vida deles. Glória Pires queria muito fazer, mas foram anos até sua realização. Já Bruno Barreto não aceitou inicialmente. Essa nova temporada cada um escolhe a cena que mais gostou. Os dois escolheram cenas pequenas mas cheias de significado. Glória Pires escolheu a cena logo após a noite de amor das duas, quando Lota explode uma pedra. E Bruno Barreto a que a Lota descobre a timidez de Bishop e seu lado reservado, que antes achava ser arrogância. As duas, Lota e Bishop eram mulheres fortes e únicas. Bruno Barreto contou que Petrópolis alegou que a cópia do filme nunca chegou e nunca passou por lá. Petrópolis foi a cidade que as duas viveram. Fiquei eufórica de saber que o próximo filme do País do Cinema é o maravilhoso O Palhaço. Ansiosa!


Beijos,
Pedrita

13 comentários:

  1. Eu também gostei muito deste filme, achei uma obra delicada e realista, bem feita, enfim! Mas eu ando meio impaciente com as críticas gratuitas que os estrangeiros nos fazem, e Elizabeth Bishop nos fez muitas, nas cartas que escreveu.

    Beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, bishop era bem crítica. esse filme é muito bonito mesmo.

      Excluir
  2. Vou ver... gosto mto da Glória bjos http://anaherminiapaulino.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Pedrita!
    Gosto do Canal Brasil, ainda não assisti esse filme, obrigada pela dica!

    Beijinhos, ótima semana ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, tb adoro o canal brasil. vi esse filme nos cinemas.

      Excluir
  4. Estou com uma pilha de filmes nacionais pra assistir, esse aqui, já passei por ele algumas vezes, mas nunca tive muito interesse, agora com vs falando, vou assistir.


    https://21thcenturycinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cleber, eu não deixo separados filmes por países. dos últimos filmes que vi esse é o melhor.

      Excluir
  5. Oláááááá Pedrita
    Não assisti a entrevista, mas vi que o programa voltou nesse comecinho de mês :)
    Sabe o que achei mais bacanérrimo???
    Como a arte impacta de maneira diferente as pessoas!
    As cenas escolhidas são tão diferentes entre si e tão simples entre outras que é com encantamento que a gente percebe o envolvimento dos atores com a obra e como eles se doam absorvendo a energia de personagens <3
    Bjssss Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, verdade. a obra chega diferente a cada um e chama a atenção diferente a cada um. eu adorei as cenas q eles escolheram pq me colocaram a luz cenas q não tinha reparado tanto.

      Excluir
  6. Eu ADOREI o filme Flores Raras. O filme toca nos temas como: amor, perdas, ganhos e cumplicidade de uma forma singular e apaixonante.
    A Lotta era a "cabeça". Já a Bishop era mais tenra e humana.
    Vi duas vezes no cinema.
    Bj,
    Isa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isa, é muito lindo mesmo esse filme. tb vi no cinema. e é histórico. conhecia os poemas da bishop mas nunca tinha ouvido falar na lotta. a clássica mania brasileira de ignorar seus fatos históricos e seus personagens.

      Excluir
  7. Ao invés de "tenra", quis pôr a palavra "TERNA", de ternura.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!