sábado, 28 de outubro de 2017

Picasso - Cores e Sabores da Espanha

Fui à palestra Picasso - Cores e Sabores da Espanha com Jocelyne Harari na Rota do Acarajé. Amei o evento e o formato. Enquanto a historiadora falava de Picasso com imagens em um telão, nós degustávamos um cardápio feito especialmente para o evento, com um perfil espanhol. O chef foi o Alan Datorre.

Obra O Velho Guitarrista (1903) de Pablo Picasso

É inacreditável como eu sabia pouco desse pintor. Não sabia de suas fases. Essa triste obra do Velho Guitarrista é da fase azul, quando ele estava muito deprimido com a morte de um amigo. Jocelyne falou da difícil técnica de sobretons azuis, que há pouca cor diferente, como no violão. Já tínhamos visto no início da palestra os eixos que fazem a proporcionalidade e ela mostrou nessa obra onde estava.

Obra O Acrobata e o Jovem Arlequim (1905) de Pablo Picasso

Depois a historiadora falou da fase rosa que começou após Picasso se apaixonar. O pintor também teve contato com o circo e suas obras retratam profissionais dessa arte. Belíssima obra essa que escolhi. Mas achei tristes também. Jocelyne falou também do cubismo, da tridimensionalidade da arte criada por Picasso, de Guernica, e tudo de forma agradável, informativa e simpática.

Gostei demais da Rota do Acarajé e da proposta dos eventos. Soube de outros quando estava lá. Já teve um sobre Van Gogh. Acabei vendo mais detalhes de um sobre os Orixás e que cardápio também. A Rota do Acarajé tem dois espaços. Um bar, mais antigo, e esse simpático em frente. Tem uma enorme adega de cachaças, mas nesse evento do Picasso tiveram parceria com vinhos da Vinícola Aurora. Muito bacana poder ir a um evento, conhecer pessoas, ouvir uma boa palestra e jantar. Tudo uma delícia!

Beijos,

Pedrita

10 comentários:

  1. Este evento deve mesmo ter sido uma delícia (nos dois sentidos da palavra, rsrs). É sempre muito instrutivo receber informações sobre um artista, da parte de alguém que antes o estudou.

    Beijoca

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedrita,
    Eu gosto demais da obra do Picasso.

    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
  3. Olá Pedrita
    Uaaaaaaau que diferente, não conhecia, fiquei apaixonada por sua resenha e por essa proposta inovadora e sensorial que aguça mesmo oss paladares inclusive culturalmente falando!
    Uma verdadeira inspiração <3
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  4. Vê belos quadros e comer ou sentir o cheiro de Acarajé (adoro acarajé só com pimenta)é tudo de bom.
    Cobram caro pelo Acarajé?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu comi um cardápio temático ligado a peça. pelo o que vi o acarajé não é caro não. mas não provei.

      Excluir

Cultura é vida!