segunda-feira, 9 de julho de 2018

Mineira Solitária

Assisti ao documentário Mineira Solitária (2017) de Renata Baldi na GloboNews. A Liliane do Paulamar que comentou desse documentário comigo. Estava há um tempo pra ver. Genial! A Liliane gosta muito de cartas e imagino a satisfação que ela deve ter sentido com essa história.

Uma Mineira Solitária em São Paulo coloca um anúncio no Estadão em 1982. Muito interessante que o documentário vai falar com ela nos dias de hoje, gostaria muito de saber o sentimento que teve na época do anúncio que ela não consegue dizer. Interessante que ela parece ter vergonha do que fez e a imensa repercussão parece que aumentou esse desconforto. Foram quase 500 cartas. Psicóloga, ela transformou o tema todo em tese, como se isso diminuísse a vergonha do ato. O quanto as pessoas tem dificuldades de falar dos seus sentimentos. 

 A Mineira Solitária consegue falar da tese, mas ela oculta o que sentiu na época. Outro fator interessante é  o quanto incomodou a enxurrada de cartas. Ela colocou embaixo da cama, mas que isso não resolvia o desconforto e que ela não sabia o que fazer com aquilo. Ela conta também que foi a alguns encontros marcados em geral no vão livre do MASP, na frente de um restaurante e que aceitou um convite para comer na casa de uma mulher que escreveu. Assustador como há gente que se sente só e o quanto todos parecem esconder esse sentimento. Ela também fala da cobrança para casar, ter filhos, uma outra entrevistada diz o mesmo. Há uma pressão social para não ser sozinho. Ela conta também que virou uma matéria no Estadão, o jornalista é entrevistado, e que a enxurrada de cartas voltaram a aparecer. Amei o documentário! Como é conduzido. Muito bom!
Beijos, 
Pedrita

10 comentários:

  1. Esse Documentário é maravilhoso.
    Tenho impressão que ela diz que colocou o anuncio porque não conhecia ninguém em SP para onde estava se mudando mas nunca imaginou que a imensidão de cartas que fosse receber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, tb gostei muito. ela conta mais ou menos pq colocou o anúncio, mas dá a entender q não deveria ter feito.

      Excluir
  2. Gostei muito do resumo, documentário e uma das coisas que gosto de assistir e também biografias.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Pedrita!
    Um documentário indicado pela Liliane e por você só pode ser bom mesmo. Pela resenha fiquei com vontade de assisti-lo.

    Beijinhos, excelente semana ♥

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Andréa, um doc indicado pela Liliane e por você só pode mesmo ser excelente.
    Vou procurar para assistir.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parece bem interessante esse documentário.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir

Cultura é vida!