quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

O Conto dos Contos

Assisti O Conto dos Contos (2015) de Matteo Garrone no Telecine Cult. Eu vi em um jornal impresso sobre esse filme, mas tava vendo o jornal em um dia atrasado e já tinha ido ao ar. Fui na busca, agendei, passa ou passava uma vez por mês em horários estranhos e pouco vistos. No dia que agendei a gravação foi mudado de horário e não gravou nada. Procurei de novo e uns dias depois ia de verdade passar e finalmente gravei. Mas a gravação ficou quicando, pipocando. Procurei na busca, não aparecia de novo pra exibir, então resolvi ver assim mesmo.

É um filme italiano baseada na história de Giambattista Basile com várias histórias macabras de reis e rainhas pra lá de egoístas e voluntariosos. As tramas aparecem entrecortadas e misturadas. A primeira história a rainha quer porque quer um filho e não consegue. O marido segue orientações de um homem, morre para conseguir que a oferenda seja realizada. Só que nascem dois garotos idênticos, um pobre e outro filho da rainha que não se desgrudam para a ira da rainha. A rainha é interpretada pela Salma Hayek, o rei por John C. Reilly, os meninos pelos gêmeos Jonah e Christian Lees.
Na outra história o rei promíscuo se apaixona pelo canto de uma mulher. Elas são duas velhas e resolvem enganá-lo. Ele é interpretado por Vincent Cassel e elas por Hayley Carmichael, Shirley Henderson e Stace Martin.

Todas as histórias são pavorosas, revoltantes e incômodas. Repletas e violência e maldade. Em outra trama um rei fica obcecado por uma pulga e esquece da filha em idade pra casar. Ela é interpretada por Bebe Cave, o pai por Toby Jones e o ogro por Guillaume Delaunay.

Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Vi este filme- por acaso -faz tempo! Ele me prendeu por causa do tom de conto de fadas (sombrio!). Na época pensei em revê-lo porque me pareceu que talvez ele tivesse outros sentidos... metafóricos. Mas ainda não fiz isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, é bem interessante o lado sombrio. não sei se há sentidos metafóricos.

      Excluir
  2. Pedrita, fico impressionada em ver sua paciência em assistir até o fim filmes que acha incômodos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloisa, eu tenho esse defeito. com livro é a mesma coisa. fico insistindo. tb nunca entendi.

      Excluir
  3. Só pela primeira foto já vi que não ia gostar.
    Parece confuso, não é?

    Pois é, eu que me acho tão organizada, cheia de pedaços de papel espalhado pela mesa do computador.
    Não tem como organizar.
    O pior é que se quero achar um filme, tenho que vê esse monte de papeis soltos.
    Assumo que nisso, não tenho ordem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, como as tramas são entrecortadas é um pouco confuso sim. e acho q não vai gostar. mas acho que a sua neta vai.

      Excluir
  4. Huuuuummmm acho que não vou gostar não... Apesar de gostar da Salma Hayek e de Vincent Cassel, a temática não me atraiu :)
    Bjs Luli

    ResponderExcluir

Cultura é vida!