sábado, 9 de março de 2019

Myrian Muniz - Uma Pedagoga do Teatro de Marcelo Braga

Terminei de ler Myrian Muniz - Uma Pedagoga do Teatro (2013) de Marcelo Braga da Giostri Editora. Eu sempre adorei essa atriz que atuou intensamente ainda como educadora e diretora. O autor fala bastante do processo pedagógico dela, mas o livro acaba contando muito da trajetória da atriz.

Myrian Muniz e Gianfrancesco Guarnieri na peça La Moschetta (1967)

Eu conhecia pouco do início da carreira dela. O autor fala muito que o processo da pedagoga passava muito pelo cotidiano. Convidava o grupo para ir a sua casa, cozinhava, conversavam. Realmente tudo o que o autor dizia me lembrava o que tinha visto dela na televisão e no cinema. Algo visceral, cotidiano e profundo.

Não sabia que Myrian Muniz tinha sido diretora de musicais. Falso Brilhante de Elis Regina foi o seu primeiro trabalho, recebendo prêmios e elogios, e ficando um ano em cartaz. Muitos dos shows até então traziam o artista cantando somente. Com o trabalho de cena ampliaram o trabalho do músico e a receptividade do público. Depois foi chamada para dirigir vários shows. 

Filme Nina

Myrian Muniz fundou com Sylvio Zylber a Teatro Escola Macunaíma em 1974. Por ter começado a ser atriz em um período de enorme repressão, não só política, mas familiar, Myrian utilizou muito as teorias de Reich em seu processo, muito em voga na época. Mas o que realmente chamou a minha atenção e me reportava exatamente ao que tinha visto em atuação nela foi o observar o cotidiano e as atividades cotidianas.

Marcelo Braga conta um pouco do seu contato com Myrian Muniz. Foi curioso saber que para ele, Myrian era a tia da amiga dele quando ele tinha 18 anos. Só depois é que foi conhecer mais do trabalho dela e passar a trabalhar com ela. Foi aluno de Myrian Muniz antes de ingressar na EAD. É possível perceber o quanto ela torcia e acreditava no trabalho dele.

Beijos,
Pedrita

15 comentários:

  1. Sei de poucos fatos sobre a carreira da Myrian Muniz, mas também gosto de saber mais dos profissionais que levam (ou levaram) muito a sério o que faz (ou faziam), especialmente os profissionais ligados às artes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, ela atuou nos maias, nos filmes nina e amélia. acho q são os mais conhecidos. e algumas novelas.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Hj fui ao Espaço Itaú - Shop. Frei Caneca. Assisti Homem Livre c/ Armando Babaioff. Digamos q foi uma sessão privativa. Rs.. É um filme tenso. Entrei na paranoia do Helio Lotte e saí com a nhaca da sala de cinema. Diferente de uma crítica q li, o roteiro é bom. O crime é evidente. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, não sei que filme é esse. quero ver albatroz, mas só está em sessões em lugares e horários não de costume q eu vá ao cinema.

      Excluir
  3. Pela foto na capa do livro não identifico a atriz.
    Pelo nome tenho impressão que já foi de novelas da Globo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, mirian muniz estava na minissérie os mais e nos filmes nina e amélia. e algumas novelas.

      Excluir
  4. Depois que a Infanta Beatriz larga meu computador, é um terror a demora em abrir o Blog para ler as postagens.
    É como se travasse tudo.

    ResponderExcluir
  5. Que artigo maravilhoso, ainda não conhecia.
    beijos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Interessante Pedrita. Não conhecia essa atriz pedagoga.


    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pri, talvez lembre dela de novelas ou da série os maias.

      Excluir
  7. Bem interessante, não conhecia essa atriz.
    Ótimo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. talvez lembre dela na minissérie os maias, ou no filme amélia.

      Excluir
  8. Olá Pedrita
    Fiquei curiosa com o livro.
    Não lembrava da atriz fiquei impressionada com a versatilidade cultural dela!
    Vai para a wishlist.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, acho q deve lembrar dela nos maias e talvez no filme amélia.

      Excluir

Cultura é vida!