quinta-feira, 2 de julho de 2020

O Melhor dos Inimigos

Assisti O Melhor dos Inimigos (2019) de Robin Bissell na HBO Go. No Brasil está com o nome esquisito Raça e Redenção, nós nos superamos com as adaptações de nomes. É sobre a vida de Ann Atwater e C.P. Ellis. Ela, uma ativista negra e ele, líder da Ku Klux Klan na Carolina do Norte. Essa história foi retratada em livro e há um documentário.

A escola onde estudam os negros pega fogo, a ativista resolve reivindicar o direito dos alunos a estudar nas outras escolas, isto é, nas escolas dos brancos. A cidade chama então um conciliador famoso que é negro. Ele passa a promover encontros com os moradores da cidade para elencar os temas a resolver além da integração. Tanto a ativista negra, como a esposa do C.P. Ellis passam a alertar a ilusão que ele tinha que a Ku Klux Klan era parceira dele. Que ele era pobre como os negros. E vemos a Ku Klux Klan só cobrando do líder os resultados da intimidação para que não votassem pela integração nas escolas.
É a ativista que ajuda o filho do líder da KKK a conseguir outro quarto na clínica psiquiátrica. O líder tinha um filho doente que ficava em uma instituição e acaba dividindo o quarto com um interno violento. Ele não consegue nada, mas a ativista, por ser amiga de vários da cidade, consegue transferir o rapaz para outro quarto. Ele começa a perceber que a KKK só o cobra. Os ricos e famosos, só o procuram em reuniões à noite e secretas pra cobrar, mas não se preocupam com os dramas do líder que fica a frente dos conflitos. Após a votação, os dois ficam amigos até o fim da vida deles e passam a visitar outros estados dando palestras sobre a conciliação.

Fizeram uma desconstrução impressionante na grande atriz Taraji P. Henson para ficar mais parecida com a ativista. C. P. Ellis é interpretado pelo Sam Rockwell. O conciliador por Babou Ceesay.

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Nossa que resenha mara demais.
    Não conhecia o filme, doc ou livro e já quero conferir.
    O roteiro é instigante!
    Sou fã da Taraji, incrível a versatilidade da atriz.
    Gosto muito do Sam Rockwell desde Cowboys & Aliens e Três anúncios para um crime.
    Você sempre traz ótimas referências no contexto.
    Semana passada revendo a entrevista do professor Silvio Almeida no programa Roda Viva rolou uns fios com indicações dos livros que ele citou. Eu acho que os livros que você indica aqui deveriam fazer parte da lista pelo cuidado e atenção que você dedica à história e ressignificação.
    Gratidão por compartilhar.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, tb não conhecia, um amigo que comentou no facebook e fui atrás. adoro a atriz. eu procuro conhecer melhor a história e não só a pré estabelecida nos livros didáticos. é um esforço que faço para aumentar a minha compreensão. nossa, vou tentar achar a parte q o silvio almeida fala dos livros e anotar. obrigada pela dica.

      Excluir
  2. Parece ser um filme interessante, pessoas em posições antagônicas tendo que cooperar entre si. Geralmente nesse tipo de conjuntura elas passam a conhecer melhor uma à outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, e é verídica. eles ficaram muito amigos. no começo do filme parecia impossível.

      Excluir
  3. Olá, querida Pedrita!
    A resenha é super top, obrigada por mais essa bela dica!

    Bom fds, tudo de bom pra ti!
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  4. Pedrita,
    Sua resenha desperta o interesse pelo filme.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!