quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Os Sapos

Assisti Os Sapos (2024) de Clara Linhart no Canal Brasil. Como queria ver esse filme. Tentei nos cinemas, mas estava em um único horário muito tarde. Nem acreditei que estreou no canal. Assisti voltando pelo controle remoto, mas está no streaming. Que filme repleto de sutilezas, que roteiro de Renata Mizhari inspirado em uma experiência que ela teve. O filme foi gravado em Boa Esperança, em Nova Friburgo.
 

Começa com a personagem da Thalita Carauta, Paula, andando em uma estradinha de terra em uma região só com mata. Ela chega em uma casinha rústica procurando por Marcelo, de Pierre Santos. Ele está na casinha em clima de romance com Luciana de Karina Ramil. Marcelo tinha convidado a turma do colégio para um churrasco na casa dele. Iam se encontrar depois de 20 anos. Desmarcou e esqueceu de avisar a Paula. Eu sabia dessa premissa por isso queria tanto ver. Imagina a situação. Você vai no fim do mundo sozinha, encontrar um colega que não via há 20 anos, em um encontro desmarcado e ele está em intimidade com a namorada. Paula quer voltar na hora, mas é avisada que só há um único ônibus por dia e que só poderia ir embora no dia seguinte. Que situação. Ela resolve então ir ver a cachoeira. Marcelo vai junto.
Toda essa premissa que eu relatei vai desmoronando tijolinho por tijolinho. A casa que o Marcelo convidou os colegas foi na verdade alugada pela namorada que diz pra Paula: "sabe como é", ele não teria como. 

Pra bagunçar ainda mais, surge um outro casal de Paulo Hamilton e Verônica Reis. Ele vai fazer um show irado à noite, mas uns querem a fogueira. Até que se descobre que ele sempre toca as mesmas músicas. Ele desiste do show porque ninguém aparece. Esses dois homens pra lá de babacas e encostados nas companheiras começam a assediar Paula. 
Nós e ela vamos ficando muito desconfortáveis. 

As três mulheres tem profissão, trabalham, enquanto eles são falidos. Pra piorar Marcelo deixa ventilar que Luciana não é namorada dele. Luciana diz que há anos eles estão juntos, mas não são um casal. E se queixa das inúmeras outras que aparecem. Vejam que surreal. Ela aluga a casa que ele ama e vai sempre porque ele não tem condições, mas ele não se dá ao trabalho de assumir a jovem. E pior, ainda dá em cima da antiga colega. Sim, engolimos sapos demais. E só Paula é livre, só Paula se liberta e vai embora. As outras duas infelizmente perdoam os horrores daqueles dois, continuam sustentando os arrogantes que se acham superiores e engolem muitos, mas muitos sapos.
Beijos,
Pedrita

17 comentários:

  1. Pedrita desconhecia o filme, mas parece ser um bom filme pra assistir, Pedrita feliz quinta-feira bjs.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o filme, mas a Thalita Carauta é boa atriz.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. O pior é que há muitos homens assim por aí. Fiquei com vontade de ver o filme.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu comecei assisti mas não consegui terminar. Acho que gosto mais de filme de ação, suspense rsrs. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Nem sabia desse filme, a divulgação foi precária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sergio, eu vi bastante. mas não sei se tem a ver com a minha bolha.

      Excluir
  6. Bom dia, boa sexta-feira e bom final de semana minha querida amiga Pedrita.

    ResponderExcluir
  7. Até o nome me assusta. Vigemaria! Fiquei com medo de nas imagens aparece sapos.
    Beijo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, o sapo aparece uma vez e repetem o mesmo em outra.

      Excluir
  8. Não conhecia o filme, mas fiquei super curiosa para assistir.
    Já levo a indicação.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Não conhecia o filme mas parece muito bom. Intentarei assistir. Bom fim de semana ❤️

    ResponderExcluir

Cultura é vida!