quinta-feira, 13 de março de 2008

Amores Expressos

Assisti Amores Expressos (1996) de Wong Kar-Wai no Telecine Cult. Eu tinha amado quando vi no cinema Amor à Flor da Pele desse diretor que não conhecia e enlouqueci quando li no blog do Marcelo Janot que o Telecine Cult ia fazer um Festival com os filmes dele. Até agora só consegui ver esse. E li no jornal que o Cinemax também está com um filme dele em sua grade de programação.

É difícil falar desse diretor, talvez no vídeo de apresentação do filme do Marcelo Janot vocês consigam entender melhor, ou só assistindo a um filme dele. A música é praticamente protagonista. Há muito silêncio, em Amor à Flor da Pele ainda mais. Wong Kar-Wai fala muito de sentimentos, da complexidade das relações entre os indivíduos, não somente afetivas, da incompreensão uns dos outros e de solidão.
Amores Expressos fala mais das relações entre homens e mulheres. São na verdade duas histórias coligadas. Dois policiais e suas paixões. Mas tudo é subjetivo, a forma como Wong Kar-Wai constrói as relações é muito peculiar, diferente, só assistindo para compreender, ou não compreender, já que tudo é muito incompreensível no cinema de Wong Kar-Wai. Talvez a forma de entender melhor esse diretor é sentindo seus filmes. Eu adorei todo o filme, mas me identifiquei mais com a segunda história.
No elenco estão: Tony Leung, Faye Wong, Takeshi Kaneshiro e Brigitte Lin.

Música do filme: The Mamas & The Papas ''California Dreaming''
00 - The Mamas & T...


Beijos,
Pedrita

5 comentários:

  1. Eu assiti Amor à Flor da Pele e gostei muito. Vou colocar essa sua dica na minha lista. Quem sabe passa entre os dias 15 e 22/03, quando os canais Telecines estiverem abertos.
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Adorei Amor à Flor da Pele. Quero muito ver esse. Ultimamente não está sobrando tempo pra nada, nem pra ver filmes, mas já vou me organizar melhor.

    Camila
    mesmachuva.blogger

    ResponderExcluir
  3. dê, esse mês todo domingo vai passar um filme desse diretor.

    camila, eu tenho conseguido ver alguns.

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar muito dos filmes deste diretor. Me desperta curiosidade, mas algo me diz que não vou gostar. Acho que os andamentos dos filmes vão me incomodar.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. marion, eu acho que vc vai gostar muito de amores expressos.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!