sexta-feira, 13 de junho de 2008

O Casamento de Muriel

Assisti ao filme australiano O Casamento de Muriel (1994) de P.J. Hogan no Telecine Emotion. Sempre tive curiosidade de ver esse filme de tanto que falaram. Gostei bastante! Principalmente pelo fato da protagonista não se modificar completamente dentro de um perfil pré-estabelecido. Muriel é uma garota com baixa-estima, com uma família complicada que vive inerte. Seu pai é um narcisista e um político corrupto. Claro, o sonho de Muriel é casar e também ser inserida no grupo de amigas que foi excluída. Gostei que o filme até realiza o sonho dela, mas a que preço? Ao preço do abandono de uma personalidade própria e de uma farsa. Ela acorda da ilusão, resolve voltar a ser ela mesma, uma moça diferente, que não se enquadrava na futilidade das suas colegas. Também esteticamente Muriel é diferente. É uma moça bastante alta, com estrutura óssea grande e não dentro do padrão físico considerado belo.

Muriel é interpretada brilhantemente pela Toni Collette. Sua melhor amiga por Rachel Griffiths. O pai por Bill Hunter. O noivo por Daniel Lapaine.

A trilha sonora é toda do ABBA. Eu nunca fui muito fã desse grupo, o 007 adora.


Música do post: ABBA - Dancing Queen



Beijos, Pedrita

5 comentários:

  1. Pedrita, eu AMO este filme! Já perdi a conta de quantas vezes eu vi. O filme é ao mesmo tempo engraçado e triste. Pois Muriel acaba sofrendo muito, mas ela se mostra forte para vencer os preconceitos.
    O filme consegue ser leve e ao mesmo tempo respeitar a personagem, se esculachá-la ou mostrá-la como ridícula. O filme tem o tom certo. E a trilha é ótima!

    Filmão!

    Beijos

    Ah, adoro a Toni Collette

    ResponderExcluir
  2. Nossa! É o ABBA na trilha sonora! Quanto ouvi quando estava no colegial. A Fernanda, minha amiga, adorava, e sempre que estávamos juntas, era a nossa trilha.
    Será que assistiria esse filme?
    Denise

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é ótimo! Preciso ver de novo. Adoro o Abba, a trilha do post não poderia ser outra.

    ResponderExcluir
  4. marion, concordo, tem o tom certo.

    dê, abba é muito cafona mesmo. mas o filme é bacana. muito bom para mostrar problemas e soluções de estima sem cair em clichês.

    camila, é ótimo mesmo, mas não curto abba.

    ResponderExcluir
  5. Adoro este filme, desde o roteiro, a atriz à trilha sonora! Fantástico! E me identifiquei muito em alguns aspectos com Muriel rss
    @>--

    ResponderExcluir

Cultura é vida!