segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Um Sonho Americano

Assisti Um Sonho Americano (1993) de Emir Kusturika no Telecine Cult. Eu tinha uma certa curiosidade de ver esse filme. Tem momentos mágicos e preciosos, outros nem tanto. Os momentos mais maravilhosos estão quando atuam o Johnny Depp e a belíssima Faye Dunaway. Um Sonho Americano fala de sonhos. O sonho do nosso protagonista não é muito consistente e quando ele se depara com o sonho da personagem da Faye Dunaway, ele o abraça e passa a ser seu também e eles passam a desejar voar. O rapaz começa então a construir um avião. O sonho do tio dele é vender carros e ele acha que vendendo carros ele compra tudo o que quer, inclusive uma jovem esposa. Ele é interpretado pelo Jerry Lewis. Sua jovem noiva pela Paulina Porizkova.

Todos são solitários, perdidos e infelizes. Em vários momentos o filme se arrasta bastante. Outros dois protagonistas são interpretados por Lili Taylor e Vincent Gallo. Um Sonho Americano ganhou Prêmio Especial do Júri no Festival de Berlim. A trilha sonora é muito bonita e foi composta por Goran Bregovic.
Música do post: Goran Bregovic & Emir Kusturica - Tzigane



Youtube: Arizona dream - This is the film



Beijos,

Pedrita

6 comentários:

  1. Nossa, como o Depp era novinho.

    Nao conheco o filme Pedrita, mas tô de olho nas dicas por você.

    Entao vou colocar o Eva Luna na frente logo assim que terminar de ler o que estou lendo.

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedrita!
    Este filme do Kusturica é um dos seus segredos mais bem guardados, uma obra que presta homenagem ao cinema e nos oferece um conjunto de actores, oriundos de gerações bem diferentes: temos o Jerry e a Faye por um lado e pelo o outro o Johnny e o Vincent, num filme de eleição.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  3. Adoro os filmes do Kusturika. Esse eu também achei que tem momentos maravilhosos e outros bem arrastados.
    Foi uma boa oportunidade, assistir no Telecine.

    ResponderExcluir
  4. georgia, a mais culta!!! hehe. vc vai amar eva luna.

    paula e rui, tem momentos maravilhosos mesmo!

    ana maria, realmente há momentos deslocados principalmente os que participa o genial jerry lewis.

    ResponderExcluir
  5. Os filmes de Kusturica são dos meus preferidos. Não podia deixar de comentar este filme, o sonho americano já faz parte da minha vida. Todas as incongruências da utopia americana estão aqui bem visíveis.

    Beijinho
    Isabel

    ResponderExcluir

Cultura é vida!