domingo, 22 de março de 2009

Os Maias

Assisti a minissérie Os Maias (2001) de Luiz Fernando Carvalho em DVD. Minha mãe me emprestou essa minissérie, é de todas as que ela tem a que ela mais gosta, já viu várias vezes. Essa minissérie é baseada na obra de Eça de Queiroz. Apesar de já ter lido quase todas as obras desse autor, essa especificamente ainda não li, acho que minha irmã tem a obra e vou pedir emprestada. A adaptação é da Maria Adelaide Amaral. Essa minissérie foi majestosa! Adoro esse diretor, o elenco era maravilhoso e a produção impecável! Na época eu vi o primeiro capítulo, tinha amado, mas não consegui ver os outros.

Na primeira fase estão no elenco os ótimos Simone Spoladore e Leonardo Vieira. Na segunda fase o casal é formado pelos belíssimos e talentosos Fábio Assunção e Ana Paula Arósio. Passam por toda a minissérie os atores: Walmor Chagas, Ewerton de Castro, Osmar Prado e Eva Wilma. O elenco é bastante extenso: Selton Mello, Paulo Betti, Maria Luísa Mendonça, Otávio Muller, Eliane Giardini, Ótávio Augusto, Stênio Garcia, Antônio Calloni, Cecil Thiré, Dan Stulbach, Isabelle Drummond, Marília Pêra, Leonardo Medeiros, Ilya São Paulo, Myrian Muniz e Ariclê Perez. Alguns que fazem participações são: Matheus Nachtergaele, Myrian Muniz e Giselle Itié. A narração é do Raul Cortez.
A trilha sonora é belíssima com canções de Madredeus, Dulce Pontes, trechos de obras consagradas e composições do John Neschling. Minha mãe tem há uns anos o CD e não cansamos de ouvir. As imagens de Sintra são tão lindas que fiquei com vontade de conhecê-la.

Música do post: 16 HAJA O QUE HOUVER


Youtube: Os Maias, Monforte e Pedro em Sintra



Beijos,
Pedrita

13 comentários:

  1. Olá!
    Pedrita, eu lembro dessa minissérie e não vi tudo mas o que vi eu gostava muito. E vale também pelo Fábio Assunção, né?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedrita

    Vale a pena conhecer Sintra, vai gostar.

    Li Os Maias vezes sem conta, o gato branco que tive chamava-se Bonifácio, o nome do gato angorá de D. Afonso da Maia, que comia à mesa em baixela de prata.

    Beijinhos
    Isabel

    ResponderExcluir
  3. Pedrita, esse tipo de série é que me dá saudades, pois gosto mais de série do que novelas.

    Vou me deliciar aqui com o video.

    Obrigada pela dica e anotada.

    Bjus e bom dia!!!

    ResponderExcluir
  4. Pedrita a cena no video belissima. Eva Vilma e Valmor Chagas, a cena nas pedras nao conheco os atores somente o Stênio Garcia.

    Bjus

    ResponderExcluir
  5. A minha poesia
    É um jardim de luz
    Em cada roseira sem espinhos
    Há uma rosa para colher
    Sem fazer sangue

    Há uma rosa de amizade para ti, Pedrita.

    Uma semana cheia de bons momentos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Não gostei da minissérie Os Maias... Dava muito sono.... hehe.. Lembro que na época foi um fracasso no Ibope....Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  7. coincidencia!eu estou relendo a obra do Eça de Queiroz, começando por A cidade e as Serras, assim que li seu blog ja anotei este livro para ler... boa ideia....
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Já vou separar o livro para você. Ainda não assiti a série. O problema das séries é que passam muito tarde e eu não aguento esperar.
    Denise

    ResponderExcluir
  9. Pedrita, esta minissérie eu gravei inteirinha para conseguir assistir. Passava muito tarde, então eu gravava e via no dia seguinte. Foi linda. Eu adorei. Me emocionei muito com esta minissérie. E a trilha é divina!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. elaine, minha mãe diz o mesmo, que ela ama essa minissérie pq o fábio assunção está nela.

    isabel, vou ver sintra então.

    georgia, no youtube vc acha todo o primeiro capítulo dividido em 4 partes.

    ematejoca, obrigada, uma primavera muito florida pra vc.

    olho dopombo, adorei as cidades e as serras. li recentemente.

    dê, valeu. eu acabo perdendo capítulos e se sei q vou perder, não vejo. mas a mãe está com várias minisséries agora, é só apreciar no tempo que der.

    marion, é maravilhosa mesmo!

    ResponderExcluir
  11. conheça Sintra, é linda! o problema é que vc pode se apaixonar e acabar voltando lá algumas vezes...hehehe

    acho que, de uma maneira geral, as minisséries da Globo são produções impecaveis. minha favorita até hoje continua sendo A Muralha. Conseguiu se sair melhor que o livro, que é bom, mas tem menos personagens e história (com h mesmo, falando dos primórdios de São Paulo)

    ResponderExcluir
  12. Olá Pedrita!
    Nunca vi a mini-série.
    Um grande romance "Os Maias", um dos melhores dos que até hoje li.
    Leia, que vai adorar.

    ResponderExcluir
  13. eça é o único escritor português de que eu tenho a obra completa... posso não gostar de todos os romances do mesmo modo, mas a escrita dele e o retrato de época que ele faz do país e do povo são inesquecíveis. é sempre um prazer ler os seus textos.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!