sábado, 17 de outubro de 2009

Frida

Assisti Frida (2002) de Julie Taymor na HBO Plus. Eu queria muito ver esse filme, tentei inclusive ver nos cinemas. É incrível! Confesso que tinha uma certa ressalva da Salma Hayek interpretar a Frida Kahlo, mas me surpreendi. A direção é muito boa, os recursos cinematográficos são geniais, amei! Eu conhecia muito pouco da Frida Kahlo e não sabia que ela tinha sofrido tanto. Mas apesar das limitações físicas, ela vivia plenamente e intensamente.

Terminado o filme fui pesquisar imagens das obras e fotos da Frida Kahlo e de seu amigo, Diego Rivera, que também era um pintor. Me surpreendi com a semelhança e caracterização dos dois para o filme. Arredondaram bastante o Alfred Molina e ele ficou idêntico ao Diego Rivera. Frida Kahlo gostava muito de cores, tinha um jeito muito peculiar de se vestir, gostava das tradições da sua cultura. Era de uma autenticidade surpreendente. Ainda no elenco estão: Geoffrey Rush, Ashley Dud, Valeria Golino, Mia Maestro, Diego Luna, Edward Norton, Patrícia Reyes Espíndola e Antonio Banderas.

Frida ganhou Oscar e Bafta de Melhor Maquiagem, merecidíssimo e Oscar de Melhor Trilha Sonora.

As músicas do filme também são belíssimas, várias regionais do México. A última é interpretada por Caetano Veloso.

Youtube: Frida trailer



Beijos,

Pedrita

11 comentários:

  1. eu tenho esse video, em dvd, adoro a Frida desde muito tempo.tambem tenho um livro dela que comprei na livaria cultura.ela era filha de um judeu alemão com uma india catolica fervorosa.
    a Frida tinha o que eu chamo de "tutano"!
    assim como a italiana Artemisia Gentilesschi,uma pintora, filha de um discipulo de Caravaggio, que foi estrupada por um dos aprendizes do pai,,,,tambem maravilhosa pintora recem Artemisia recem descoberta pelos bambamns da arte, e cujas obras estão com os valores mais altos no mercado de Arte.....importei via livraria cultura um livro dela....
    a proposito Rivera foi marido da Frida, alem de amigo....

    ResponderExcluir
  2. Não simpatizo muito com a Salma Hayek, mas em Frida ela está perfeita. Tinha um certo medo porque em geral filmes falados em inglês terminam mostrando imagens preconceituosas sobre outros países. Neste isso não aconteceu e conseguiu retratar muito bem como ela transformou seu sofrimento em arte. Lindíssimo!

    Também adoro a trilha sonora.

    ResponderExcluir
  3. Amei este filme! A história de Frida é sensacional:)
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Curiosamente, ainda não vi 'Frida', mas não foi por falta de interesse não. Coisas dos contratempos da vida.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Tenho o dvd que recebi gratuitamente a acompanhar uma revista que subscrevo. Gostei imenso do filme e gostei imenso de conhecer Frida e Diego Rivera. Um filme a ver para quem ainda não viu

    ResponderExcluir
  6. Adoooro este filme. Eu conheci Frida, ainda na faculdade, quando estava lendo uma coleção de biografia da Martins Fontes: Coleção Uma mulher. Primeiro li a biografia de Camille Claudel de Anne Delbée(que eu já conhecia pelo filme com Isabelle Adjani) e depois li Frida Khalo, de Rauda Jamis.
    Quando o filme sobre Frida foi lançado enlouqueci! rsrs

    ´beijinhos @}--

    ResponderExcluir
  7. Vi este filme há já muito tempo no Porto. É deveras um filme muito interessante.
    Sigo amanhã para o Porto. Vamos lá ver, que filmes apanho por lá. Curioso vou mais vezes ao cinema em Portugal no pouco tempo que lá estou do que no resto do ano na Alemanha. Talvez, tenha a ver, que aqui tenho mais possiblibilades culturais do que no meu país.

    Deixo no "ematejoca azul" uma história de férias verdadeira para ler na minha ausência!!!

    ResponderExcluir
  8. Pedrita, eu ainda não vi este filme. Também pouco sei sobre a Frida. Um dia ainda vejo o filme.


    Beijos

    ResponderExcluir
  9. fatima, eu fiquei com vontade de ler a biografia dela.

    moacy e marion, vcs vão gostar.

    geocrusoe, eu adoro promoções em bancas com dvds e livros.

    ematejoca, tem épocas e lugares q tb vejo mais filmes.

    ResponderExcluir
  10. Tem um documentário muito bom dela que às vezes passa no GNT. Eu sempre gostei de suas obras e cores. Por isso, a Frida chama Frida rsrsrs
    Denise

    ResponderExcluir
  11. meu livro esta em ingles, mas ja li muito sobre Frida, uma figura realemnte impar na historia da Pintura....
    agora estou esperando o livro da Artemia Gentilleschi que a Cultura esta importando para meu deleite....

    ResponderExcluir

Cultura é vida!