quarta-feira, 7 de abril de 2010

BBB10

Assisti o Big Brother Brasil 10 na TV Globo. Foi uma edição comemorativa, portanto começou com muitas novidades. Logo na primeira prova de resistência, o grupo que ganhasse traria um BBB de alguma edição anterior ao programa, e esse traria um outro do sexo oposto. Foram 4 ex-BBBs concorrendo e eu torcia pra Fani e pra Nathália, mas só uma poderia porque a proposta era uma mulher e um homem. Mas a equipe da Josi ganhou e ela trouxe o Dourado. Fiquei frustrada e desejava que os dois saíssem o mais cedo possível. O público sentiu o mesmo e os participantes da casa também, eles já tinham tido a chance deles. A Josi imunizou o Dourado, fiquei irada, ela foi e saiu. Eu pensei que na próxima ele sairia, mas a sorte estava com ele e ele ficou mais uma semana. O grupo que estava com ele teve uma conversa, ele chorou e eu vi um homem que eu não conhecia, ele ficou agressivo em um escudo para se proteger porque estava excluído da casa, com a conversa ele se mostrou. Começou então a despontar um participante forte e que teve a aprovação de boa parte do público, inclusive a minha.

Enquanto isso os outros partici-pantes lutavam por visibilidade. Não amei tanto essa edição quanto a 9, não tinha um participante preferido. Torcia pela Morango que acabou discutindo, mudando de grupo e sendo julgada muito ferozmente pelo público, o que normalmente acontece com mulheres que raramente ganham o BBB. Outra questão atípica, é que os participantes já sabiam que as minorias ganhavam muito apoio de grupos do lado de fora e usaram isso a favor deles, nem sempre de forma correta. Ficou claro essa manipulação do público quando o Dicésar falou a semana toda que sofria de preconceito, que o Dourado era homofóbico e que ele não podia sair. Ele usou esse recurso de levantar a sua classe para defendê-lo quando ele estava em um paredão com outro homossexual, atitude egoísta e oportunista. O William tentou usar o mesmo recurso, acusando a Fernanda de ter preconceito com negros. Foi a primeira vez que vi participantes forjarem preconceitos para ganhar o jogo. Por sorte não conseguiram. Mas conseguiram atrair muitas minorias em sua defesa, inclusive de muitos que não tinham visto nada do programa, não acompanhavam nada do programa e não viam que o recurso era uma manipulação, não um reflexo do que realmente acontecia. Fiquei pensando o quanto já vi pessoas aderirem a campanhas sociais por email sem nem ao menos verificar, checar as causas levantadas. Inclusive algumas instituições tentaram se promover para angariar visibilidade e recursos, acusando sempre alguém. Só concordei com a liminar que exigiu que a TV Globo explicasse como a Aids é transmitida e acho que a TV Globo poderia ter feito isso no próprio programa quando surgiu a questão.Concordo que o BBB é diversão e entretenimento, mas acho importante que utilize esse recurso para informar de vez em quando, já que vai para todo o Brasil e ainda em lugares que há falta de escolas, professores capacitados e muito preconceito. Lugares sem cinema, teatro e outras atrações culturais.

Aqui fora mesmo, a amiga do Dourado tentou mostrar que ele estava pobre, que morava em uma comuni-dade, mostraram inclusive onde o Dourado morava e não era nada demais. Era um apartamento pequeno, perto da praia, por isso a rua de areia, um apartamento em um prédio simpático, e ele tinha uma moto e uma bicicleta, dava aulas em uma academia. Podia não viver largamente, mas estava bem. Mas também não acho que o prêmio do BBB deva ser para o mais pobre e sim para o mais merecedor. O BBB 10 debateu ainda várias outras questões, como apesar de muitos acreditarem que saindo do BBB a participação só soma ao participante, o Dourado mostrou que não é bem assim, caso o participante seja muito rejeitado, ele tem muitos problemas quando sai da casa, até mesmo de trabalho, se suas atitudes foram julgadas severamente dentro da casa.

Eu achei muito merecido que o Dourado ganhou, preferiria que fosse a Fernanda, mas a trajetória do Dourado na casa foi muito bonita. Sim, ele tinha uns pensamentos equivocados, não homofóbicos, mas de má informação. E isso foi muito importante nessa edição. Como hoje há o politicamente correto, muitos pensam como o Dourado, mas não se manifestam, e com o Dourado muito foi esclarecido, debatido e explicado em relação aos homossexuais e as relações com os heterossexuais. E o Dourado ganhou pelo caminho que fez na casa, não por ser heterossexual. Ele errava muito, falava muita bobagem, mas ia sempre conversar, se desculpar, tentar entender, parecia que era a primeira vez que tinha contato tão direto com homossexuais, principalmente de convívio. Diferente do que o Dicésar alardeou, Dourado e Dicésar foram amigos no início do programa, conversavam muito, cozinhavam juntos, o Dourado cozinha muito bem segundo muitos da casa. O Dourado poderia sim ter evitado o contato com os homossexuais da casa, já que haviam ainda muitos participantes. Enquanto ele tentava entender as diferenças, o Dicésar falava com todos da casa sempre falando mal de outro que não estava presente, falando mal da maioria sem exceção. 





From Mata Hari e 007
Beijos,
Pedrita

6 comentários:

  1. engraçado como eu não vejo esse programa com tanta simplicidade como voce escreve.
    acho sim que a GLOBO comanda tudo o tempo todo e que eles são manipulados pela GLOBO o tempo todo, atraves daquele instrumento que eles usam no corpo, colado, como se fossem um monitoramento.
    o tal dourado ganhou, mas quem garante mesmo que o voto é do jeito que a tv mostra?
    para minha visão anti-tv, tudo faz parte de um circo que a tv quer que o povo se iluda.....

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga querida! Como foi de páscoa?

    Andei sumidinha, por isso não passei por aqui esses dias...
    Primeiro viajei no feriado, logo logo vou fazer um post.
    Na segunda tive uns probleminhas de saúde para resolver e ontem tudo se tornou um caos com aquela tempestade em todo Rio de Janeiro, para vc ter uma ideia, moro em Niterói, e é a cidade com mais mortos, aí já viu?
    Bateu aquele desânimo...
    Mas graças a Deus eu e minha família estamos bem, vou tentar me atualizar na blogosfera querida, SENTI SAUDADES!
    Obrigada pela visita e pelo carinho!
    beijo grande!

    P.s: Para mim, além de edição comemorativa, foi edição de manipulação!
    Como a maioria do pública não gostou da ideia de participantes terem uma "2º chance" a direção manipulou e fez ele ganhar, para provar o que? Que eles mandam, para mim, entre os três, quem mais merecia era a Fernanda ou o Cadu, mas... não é o público que decide!

    Vc tem uma desenvoltura para expressar sobre tudo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Menina, complicada mesmo a história do Samir, né? Não deve ter sido fácil pra ninguém....bnem pra ele, nem pra namorada e nem para os pais dela.

    Sexta publico a última parte e depois, na semana que vem, vou lançar uma promoção. O ganhador levará o Meu Caro H e Te Espero o tempo que for. Legal, né? O Samir é um fofo mesmo. E ele adora ver os comentários todos no blog. :)

    ResponderExcluir
  4. Oba! Um post sobre o BBB!!! :) Eu concordo com você, Dourado mereceu. Foi ele mesmo , foi verdadeiro e nunca quis fazer tipo. A Globo não tem como comandar os participantes. Ali tudo é verdadeiro, o comportamento dos participantes é registrado e ponto. A Globo apenas enfatiza o que vemos no ppv. Não há manipulação, a edição não inventa os fatos. Este ano vi tb pelo ppv e simpatizei muito com Dourado. Só no final que peguei raiva dele por estar muito grudado na Lia, que estava insuportável. Como você, não tive preferido, foi um BBB de ódios, odiei muitos participantes. No final torci muito para a Fernanda. Gostava da Morango, mas ela brigou na hora errada e saiu prematuramente do programa. Pena.

    Agora é esperar pelo BBB11!!! :)

    Ah, eu também odeio quem entra no BBB e faz pose de coitadinho! Pego raiva destes tipos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Bom dia querida!

    Hoje coloquei meu sinal de luto pelas vítimas de Niterói, São Gonçalo e Rio... essa tempestade se tornou um caos para nosso Estado.

    Meu coração sofre com tudo isso, é um tremendo descaso dos governos e o único que parece fazer alguma coisa, é o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o de Niterói só fala besteiras e a de SG sumiu... um absurdo sem fim.

    Ore pelas famílias... e obrigada pelo seu carinho.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. fatima, há mesmo essa lenda de q tudo é manipulação. claro, a tv globo já deixou os participantes soltos sem influência no programa e como ficou meio parado algumas edições, agora criam situações que promovem conflitos e criam tensão para ajudar ao jogo ficar mais movimentado e interessante. tem dado resultado nas ações.

    barbie, os fãs e protetores dos homossexuais tb se uniram pra tentar ganhar os participantes q eles protegiam e não conseguiram. se esses grupos que angariam votos e fazem os fãs clubes decidissem, os homossexuais tinham chegado entre os finalistas. obrigada pelo elogio ao texto, eu pensei muito em como colocar as minhas posições pq eram situações complicadas q precisavam de cuidado na explanação. espero q tenha conseguido.

    marion, eba!! um comentário de quem viu!!! eu não vi no ppv dessa vez, mas as matérias e ao vivo no multishow mostraram muito tb. afinal todo o dia meia hora de ao vivo, mais as matérias. deram pra ver bens os participantes.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!