segunda-feira, 12 de abril de 2010

Maria João Pires e Pavel Gomziakov

Assisti ao recital da Maria João Pires e do Pavel Gomziakov na Sala São Paulo. Mais uma apresentação que comemora o Ano Chopin 2010, no Brasil  a realização foi da Sociedade Chopin do Brasil e da Sociedade Cultura Artística. Essa maravilhosa pianista portuguesa e esse violoncelista russo fizeram um recital simplesmente sideral. A Maria João Pires não parece desse mundo, parece que fica em outra dimensão, absolutamente impressionante, deve ser esse o motivo dela ser tão adorada e venerada musicalmente no mundo todo.

A Maria João Pires pediu que dissessem antes dela começar a tocar que ela havia escolhido para o repertório as últimas obras compostas por Chopin. O programa estava dividido em duas partes com um intervalo. Ela pediu que só aplaudíssimos ao final da primeira parte e no final do concerto, já que era um recital muito delicado e triste, que ao contrário das comemorações do Ano Chopin 2010 que reverenciava os 200 anos de nascimento do compositor, esse fazia uma homenagem póstuma. Ninguém aplaudiu em momento algum, foi um silêncio mágico e triste. No programa:  De Chopin: Estudo n. 7 op.25 arranjo para cello e piano de Glazunov,  Sonata no. 3 em si menor Op.58, Mazurcas e Sonata pra violoncelo e piano em sol maior.Op.65. De Liszt, a Gôndola Funebre para cello e piano. Fiquei muito emocionada, jamais vou esquecer esse recital.


From Mata Hari e 007




From Mata Hari e 007

Beijos,
Pedrita

6 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Estou cumprindo a promessa de assistir um filme por final de semana kkk.. Acompanhei Chico Xavier no sábado.. Aguardo seus comentários.. Eu gostei e recomendo! Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não sabia que 2010 era o ano de Chopin, se bem que acho que tinha lido sobre isso em algum lugar.
    Eu não sou uma pessoa confusa. Não pense isso. Só maluca mesmo, mas isso é de praxe em mim.rs
    Eu adoro Chopin...
    Sim, realmente tinha lido sobre isso numa revista francesa.
    Agora fico eu aqui a imaginar sua sensação num momento desses em plena sala São Paulo, dizem que acústica de lá melhorou bastante.
    Bacio

    ResponderExcluir
  3. Compreendo perfeitamente o que Maria João Pires disse e o que deve ter sentido, efectivamente os concertos dela tocam bem dentro das pessoas.

    ResponderExcluir
  4. lunna, foi maravilhoso, a acústica da sala são paulo é excelente.

    ResponderExcluir
  5. Cara Pedrita
    A Maria João Pires é uma piana extraordinária e Chopin é um dos seus compositores favoritos a par de Mozart. É sempre um prazer escutá-la seja ao vivo ou nos registos discográficos, mas como todos sabemos a música erudita é para se escutar numa sala de concertos.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir

Cultura é vida!