quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Estamos Todos Bem

Assisti Estamos Todos Bem (1990) de Giuseppe Tornatore no Telecine Cult. É um filme nostálgico, mais pra meloncólico, com o maravilhoso Marcello Mastroianni. Ele aluga cinco barracas para os cinco filhos na praia, mas eles não vêm nas férias. Ele resolve então fazer uma surpresa pra eles e visitar um a um. Ele viaja sozinho pela Itália. Sempre estranho quando falam como os europeus tratam as pessoas mais velhas, em geral delegam os cuidados a asilos ou serviços do governo. Nosso protagonista vive sozinho, mas os filhos tem pena dele, não tem admiração e estão muito ausentes, nem telefonam. Estranho esse distanciamento, não acredito que seja possível o afastamento dos nossos pais e avós, acho que temos muito o que repartir com eles, estranho o sentimento de pena só porque alguém tem algumas limitações da idade.

Ele tem cinco filhos e quando ele encontra, os vê como eles eram quando eram crianças. Há vários momentos surreais e poéticos. No elenco estão: Valeria Cavalli, Michèle Morgan, Roberto Nobile, Marino Cenna, Norma Martelli, Salvatore Cascio, Matteo Lo Piparo e Antonella Attili. A trilha sonora é do maravilhoso Ennio Morricone.




Beijos,

Pedrita

5 comentários:

  1. Com certeza deve ser uma beleza! Mas é assim mesmo.
    A vida moderna tende a afastar os mais velhos pro escanteio. Por isso precisamos ser auto suficientes e não deixar a peteca cair, so na morte!

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedrita!
    Esse não é o meu tipo de filme...
    Bj
    AlÊ

    ResponderExcluir
  3. Pedrita, tudo bem?

    Esse filme é muito triste.

    Olha, nao sei o que aconteceu com a letra do meu post de hoje, rs, fiz alguns experimentos que nao deram certo. O caso é que tive que fazer uma nova postagem e perdi o teu comentario. Poderia voltar e comentar novamente? Sua opiniao é sempre muito importante prá mim.

    Obrigada.

    Bjao

    ResponderExcluir
  4. fatima, no brasil eu ouço menos esse abandono e distanciamento.

    georgia, é muito triste mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Pedrita.

    Não conhecia esse filme apesar de achar que essa história é familiar.
    Fiquei com vontade de assistir.

    Ultimamente não tenho visto muitos filmes...

    Bjs,
    Elvira

    ResponderExcluir

Cultura é vida!