domingo, 27 de março de 2011

A Alma Imoral

Assisti a peça A Alma Imoral no Teatro Cultura Artística Itaim. O projeto é da Clarice Niskier que leu o livro homônimo do rabino Nilton Bonder e resolveu produzir a peça. A supervisão de direção é de Amir Haddad. Eu e minha mãe gostamos demais. Um texto complexo com frases sobre verdade, religiosidade, justo, bom, correto, perverso, obediente, desobediente. Há uma relação entre tradição e traição de arrepiar. O texto todo é de arrepiar. No início coloca questões que as inverte no final. Se há dúvida e nenhuma certeza é porque embarcamos na obra. Eu adoro essa atriz e ela está majestosa, dá para entender porque ganhou o Prêmio Shell 2007 de Melhor Atriz.

Gostei do pano que se transforma em várias vestimentas e dá o movimento a peça, genial! Entre narrações do texto há parábolas, piadas e conversas de como  o livro chegou até a atriz. O público pode também escolher uma palavra para ela repetir a frase. Na vez que assisti pediram o da visão, da vergonha alheia e mais um outro. Eu tinha vontade de pedir o texto sobre o nazismo. Como disse minha mãe, poderíamos ver várias vezes e sempre nos atentarmos a outros trechos O cenário é de Luis Martins, a iluminação é de Aurélio de Simoni. A trilha sonora de José Maria Braga . A Alma Imoral é um espetáculo que transforma, mesmo sem mudar efetivamente. Mesmo sendo um monólogo com um texto de um livro, sem efetivamente ação, agrada tanto que apesar de ser reestreia e já ter passado por outros teatros tinha praticamente 80% de ocupação. A Alma Imoral fica em cartaz no Teatro Cultura Artística Itaim até o dia  1º de março.

No programa há um trecho: "Não há tradição sem traição assim como não há traição sem tradição. Duas palavras de escrita e fonética tão semelhantes em nossa língua quanto o são interligadas em seu significado mais profundo. As tradições trazem o poder das instruções do passado. As traições trazem o poder das instruções do futuro."


Beijos,
Pedrita

4 comentários:

  1. Oi Pedrita,

    Também adorei o espetáculo. Espero que tenha longa vida no Cultura Artística - Itaim.

    Um beijo,

    Eric

    ResponderExcluir
  2. passando para retribuir a visita no meu blog e dizer que gostei do que encontrei por aqui. Já estou seguindo.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pedrita, tudo bem?

    Você está sabendo desse curso grátis em Pinheiros?

    Leia este link:

    http://www.mixculturainformacaoearte.com/2011/03/aprenda-escrever-micronarrativas.html

    Bjao

    ResponderExcluir
  4. eric, vou ficar na torcida tb.

    eduardo, obrigada.

    georgia, vou ver.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!