quarta-feira, 27 de julho de 2011

Paiol

Assisti ao documentário Paiol (2008) de João Marcelo Gomes no Curta no Metrô na Estação Paraíso. Eu gosto muito quando documentários contam parte da nossa história. Paiol tem 15´de duração. Eu não conhecia o Paiol da Pólvora que foi construído em 1940, em Curitiba, e reinaugurado como teatro em 1970 com Vinícius de Moraes.. Há vários depoimentos de grandes artistas e imagens de apresentações no Paiol. Foi um importante lugar de apresentações musicais e de uma resistência a ditadura pela música. Se apresentaram lá Elis Regina, Gilberto Gil, Gonzaguinha, Baden Powell, Egberto Gismonti, Dorival Caymmi, Hermeto Pascoal. O primeiro depoimento é de João Bosco, falam ainda do espaço Arrigo BarnabéO curta pode ser visto no Portal do Curta.


Beijos,

3 comentários:

  1. ah, vc está falando do Paiol de Curitiba, não é? Esse eu também não conhecia, acho interessante um documentário assim. Teve o Paiol de Sp também, aquele que acabou quando fizeram o Minhocão... beijos, Pedrita

    ResponderExcluir
  2. Que legal Pedrita esse documentario. Imagina o Bosco nem se reconhecendo, reconheceu primeiro o seu instrumento, claro, amigo de todas as horas.

    Brasil é uma usina nao só de idéias musicais, mas de muitas outras coisas.

    Muito legal.

    Bjao

    ResponderExcluir
  3. sim anamaria, é o de curitiba. esse no paraná parece q foi mais pra a música popular.

    georgia, eu tb adorei conhecer essa história.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!