quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Tosca

Assisti no cinema a ópera Tosca de Giacomo Puccini do The Royal Opera House de Londres. Há uns anos a rede Cinemark começou a trazer óperas e balés para o cinema. Mesmo o custo dos ingressos sendo um pouco mais alto que os dos filmes, sempre lotam. Em 2012 exibirão ópera como essa que vi, gravadas, algumas produções ao vivo, fiquei curiosa de ver uma ao vivo e balés. Também são belíssimas as produções.

Tosca estreia no dia 25 de fevereiro e tem três dias de exibição. Gostei demais dessa montagem dessa ópera. A direção cênica é de Duncan Macfarland, a regência do incrível Antonio Pappano e os cenários suntuosos são de Paul Brown. Tosca é feita pela belíssima Angela Gheorghiu. Seu amado pelo tenor Jonas Kaufmann e o talentosíssimo Bryn Terfel como o vilão. Tosca é muito atual, fala muito do abuso de poder da polícia, que consegue o que quer manipulando suas vítimas. É fácil compreender a trama porque exatamente como no teatro, há legendas em português. Essa é a segunda vez que vejo Tosca no cinema. Vi outra montagem, essa já em forma de cinema, com a mesma Angela Gheorghiu. Outra vantagem que acho nessas exibições é que vão para várias cidades, inclusive algumas onde não há muitas montagens de ópera. As apresentações acontecem entre fevereiro e maio em 30 complexos da Rede em todo o Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Brasília, Palmas, Natal, Campo Grande, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Vitória, Florianópolis, Manaus, São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, Salvador e Goiânia. No site do Cinemark está toda a  programação e os cinemas que serão exibidos.


Dia 22 de março, a Rede Cinemark exibe ao vivo, direto do Royal Opera House de Londres, o balé “Romeu e Julieta”, com projeção 2k (High Definition), áudio 5.1 e legendas em português. 

As sessões acontecem em complexos das cidades de Aracaju, Barueri, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo grande, Cotia, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Caetano, São José dos campos, São Paulo,Vitória.

Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Parece-me que o meu comentário não ficou publicado, era extenso vou sintentizar.
    Gostei de saber da iniciativa levar óperas ao cinema.
    Tosca foi a primeira ópera que comprei em filme, precisamente um filme dvd realizado em Roma nos monumentos originais da obra, muito bem interpretado e com imagens espetaculares.
    http://music.douban.com/subject/2003979/

    ResponderExcluir
  2. Minha cidade perdeu estes eventos. O cinema não tinha público. Eu só lamento que há muitas óperas italianas. É difícil ver um Wagner por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Que criatura culta e cheia de idéias é voce!!! Operas, eu fujo delas, confesso.
    Beijos e o carinho da Cam

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito fã de óperas mas no cinema me atrai sim e melhor, vem aqui perto, em Ribeirão. Obrigada pela informação, Pedrita, um beijo

    ResponderExcluir
  5. geocrusoe, o royal opera house que realiza, vou ver se eles tem um site.

    enaldo, q pena q aí não tinha público.

    georgia, tb acho.

    camille, eu gosto muito de ópera.

    anamaria, eu ainda prefiro ao vivo, mas poder ver montagens de londres sem precisar ir lá é mágico. ribeirão preto tem realmente algumas montagens.

    ResponderExcluir
  6. QUE MARAVILHA. ADORO OPERAS. MEU SONHO DE CONSUMO É VER UMA AO VIVO E A CORES!

    ResponderExcluir
  7. ah, o difícil é q tem poucas montagens em salvador. vc vai ter q viajar p belo horizonte, lá costuma ter algumas.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!