quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O Favorito dos Bórgias

Assisti O Favorito dos Bórgias (1949) de Henry King no Telecine Cult. Vi pelo controle remoto que à tarde ia passar esse filme, achei que seria uma ótima opção para assistir em família, acertei. Vimos, eu, minha mãe e minha irmã, gostamos muito. O 007 também já tinha visto e gostado. Passa com uma certa frequência no canal. Orson Welles interpreta o Bórgia. Ele envia um jovem do seu feudo para trair o duque de outro e casar com a esposa para somar ao seu império. Bórgia foi outro lunático da história que só queria conquistar, eu me pergunto pra que tanta terra.

Tyrone Power interpreta o jovem rapaz, a moça que ele tem que conquistar é interpretada por Wanda Hendrix. O Judas é interpretado por Everett Sloane. Era logo depois que o cinema teve som, as interpretações ainda lembram o cinema mudo, com suas expressões exageradas. Minha irmã comentou que esse diretor trabalhou em muitos filmes mudos. Engraçado ler no início um aviso que quase todas as cenas foram feitas em lugares históricos na Itália. Hoje é tão comum utilizar locais históricos, imagino o quanto esse filme deve ter custado e a dificuldade pra fazer as cenas. A fotografia de Leon Shamroy é belíssima, os lugares também.

Beijos,
Pedrita

4 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Sobre a abertura da Olimpíada de Londres: DETESTEI!!!! Não vi um momento de pura criatividade... De Atenas (que é da cultura coidental) foi bem melhor.. De Pequim, nem se fale (mas é da cultura oriental).. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Mas a pergunta que não quer calar: o que aconteceu com o Cesare Borgia depois da invasão do castelo e do casamento do Andrea? Fugiu? Morreu?
    Denise

    ResponderExcluir
  3. Quando vc fala de Orson Welles, só me vem na cabeça aquele Cidadão Kane que ele fez.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  4. dê, possibilidades: ficou para outro filme, o ator faltou no final das gravações, falou dinheiro, o tempo do filme já tinha esgotado.

    lulu, eu pouco lembro de cidadão kane. lembro de outros filmes do ator.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!