Eça foi Consul e trabalhou em vários países. Em Cuba tentou ajudar chineses que eram explorados. A obra tem várias fotos que são do acervo da Sociedade Eça de Queiroz que fica no Rio de Janeiro e promove encontros e debates sobre a vida e obra do autor. Essa capa é uma caricatura feita por Rafael Bordalo Pinheiro em 1880. Gostei muito do livro!
Trecho de Eça de Sonia Sales:
“Lendas foram criadas em torno de Eça de Queiroz, uma delas a sua suposta frieza. É difícil de acreditar que José Maria Eça de Queiroz, conhecido por sua irreverência e tiradas sarcásticas, fosse capaz de um grande amor, mas aquela máscara de indiferença se desfaz nos relatos dos filhos, dos amigos, e nas cartas amorosas que enviou a Emília durante sua vida juntos. O noivo apaixonado, o marido fiel, o pai zeloso, tudo transparece nas palavras por eles trocadas,”
Beijos,
Pedrita
Apesar de tudo eu não estranho, por norma conheço as obras e não os seus autores.
ResponderExcluirNo caso de Eça, pouco sei dele, mas tenho toda a sua obra literária.
Tive a oportunidade de ler Primo Basílio e assistir Os Maias pela tv.
ResponderExcluirBig Beijos
Interessante, Pedrita! Li tanto Eça de Queiróz e nunca soube de nada da vida dele. Adorei seu post. Também preciso te contar que voltei a ler muito! Acho que foi influencia do seu blog, agora arranjo tempo, quando um livro acaba já estou começando outro. Beijo!
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Teve o Dia do Cinema Nacional no Cinemark, né? Bom, sempre prestigio os filmes brasileiros. Então já tinha acompanhado Dois Coelhos (não botava fé e fiquei bem surpreso) e Xingu. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net
ResponderExcluirDeve ser ótimo esse livro. Faz tempo que a renomada autora, Sonia Sales, vem se dedicando com primor a livros históricos e biográficos. A exemplo do seu recente "Dom PedroII e seus amigos judeus". Vou ler esse também. Grata pela dica. Bjos,
ResponderExcluirCam
Eu nao consegui li esse autor, achei-o meio vagaroso e cheio de detalhes. Preferi ver as mini séries, rs.
ResponderExcluir* Ando meio sumida por conta das festas e despedidas por aqui...
Bjos
carlos, eu li vários, mas não conhecia sua biografia.
ResponderExcluirlulu, eu adoro o primo basílio e os maias.
anamaria, tb não conhecia praticamente nada da biografia dele.
fabio, adoro o projeta brasil.
camille, eu gostei muito, quero ler esse dos judeus.
georgia, eu adoro esse autor.