domingo, 18 de novembro de 2012

Xingu

Assisti no cinema Xingu (2012) de Cao Hamburger no Projeta Brasil 2012. Continuando minha maratona finalmente vi esse filme. Vi várias entrevistas, trechos, ansiava por ver. Quando esteve nos cinemas eu demorei pra poder ter tempo pra ver e aí estava em um único bairro dessa cidade enorme. Aí aguardava o Projeta Brasil para reparar essa minha falta. Já tinha visto que as paisagens são belíssimas e na telona ficam deslumbrantes. A direção de fotografia é de Adriano Goldman. Sabia que faria muita diferença ver esse filme na telona.

Eu simplesmente adoro o elenco principal João Miguel, Felipe Camargo e Caio Blat. Depois aparece outra atriz que adoro, a Maria Flor. Os três interpretam os irmãos Villas Boas. O filme fala que é baseado em fatos reais, portanto não sei o que é ficção ou realidade. Em busca de aventuras eles se inscreveram como peões para medir terras no Centro Oeste. Acabam encontrando os índios e esse encontro muda completamente a vida deles. Jovens, apaixonados, eles acabam ajudando a preservação dos índios e a criação do Parque Nacional do Xingu. Claro, como jovens, também cometeram erros e esse tom realista é que faz o filme mágico. São pessoas com ótimas intenções, com grandes feitos, mas imperfeitos. Julgá-los pela imperfeição é querer encobrir ou atrapalhar o que desejavam fazer para proteger os índios.

Os índios atuam brilhantemente. Fábio Lago e Augusto Madeira estão também no elenco. A trilha sonora de Beto Villares é linda, as cenas com os índios apaixonantes, é um filme belo e maravilhoso! No final mostram fotos e trechos de vídeos dos Villas Boas, fiquei impressionada com as semelhanças e caracterização dos atores que os representaram! Xingu ficou em terceiro lugar no Festival de Berlim e ganhou Melhor Fotografia no Festival Contigo de Cinema.

Beijos,
Pedrita

5 comentários:

  1. Deve ser um filme muito bom e recomendado para todos os adolescentes, assim saberiam um pouco mais da nossa história. Eu gosto de filmes com essa temática. Ainda não vi esse. Vc só coloca filmaço por aqui. Acho bom porque fico sabendo como são!
    beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  2. Eu vi a série há muitos anos e foi sensacional imagina agora esse filme.

    Pelo trailler já deu pra ver que é muito bom.

    Vilas Boas é fascinante!

    Valeu!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Vi essa serie que a Georgia se refere, o filme todo, ainda nao.
    Bjos e boa semana Pedrita!!!

    ResponderExcluir
  4. Ai eu n quis ver esse filme, acredita? Sei lá me pareceu chato!! beijos

    ResponderExcluir
  5. adriana e ana paulino, não só conta a história, mas em um ótimo ritmo e emoção.

    georgia e camille, não conheço essa série. o filme é ótimo.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!