quinta-feira, 25 de abril de 2013

A Partida

Assisti em DVD A Partida (2008) de Yôjirô Takita. Gostei demais! A Partida é um filme delicado que aborda muitas questões conflitantes como preconceito, intolerância, diferenças. Nosso protagonista é violoncelista, toca em uma orquestra e vive em uma cidade grande com sua esposa. A orquestra é dissolvida ele resolve ir viver na casa que a mãe deixou de herança em uma pequena cidade. Sem compreender um anúncio de emprego, vai trabalhar na função de preparador de corpos para o caixão. É linda a forma como esses homens preparam os mortos, a delicadeza, o ritual.

Esse emprego é muito bem remunerado já que poucos querem exercer essa função. Um pouco depois de trabalhar nesse ofício, o protagonista descobre que encontrou o emprego de sua vida. Enquanto ele era um violoncelista mediano, nessa função ele parece perfeito. O problema é que seus amigos da cidade começam a evitá-lo e sua esposa o abandona. Além dessas questões conflitantes, ele lida com vários outros problemas familiares e esses momentos trazem outros problemas, outros dilemas. A Partida trata todos os temas com muita delicadeza e beleza. Belíssimo filme!

Masahiro Motoki é o protagonista, sua bela esposa é interpretada por Ryôko Hirosue. Tsutomu Yamazaki interpreta o homem que ensina a função ao rapaz. Alguns outros do elenco são Kazuko Yoshiyuki, Takashi Sasano e Kimiko Yo. A Partida ganhou Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e vários outros prêmios de festivais asiáticos.

Beijos,
Pedrita

6 comentários:

  1. Olá, tudo bem? No domingo fui ao Sesc Pinheiros e assisti O Desaparecimento do Elefante. Vc já assistiu? Fica a dica! Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Depois da sua crítica acho que até vou arriscar, não é meu tipo de filme mas pode ser que eu goste sim! Depois te conto! Beijos ah, vi Lincoln e gostei muito, principalmente da atuação do ator que faz o presidente, muuuito bom!

    ResponderExcluir
  3. fabio, anotado.

    anamaria, a partida é lindo.

    bruxa, q bacana, alguém q viu tb.

    ResponderExcluir
  4. É um filme incrivelmente belo, já o vi duas vezes em 2011.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!