sexta-feira, 19 de julho de 2013

Jardim Europa

Assisti no cinema Jardim Europa (2013) de Mauro Baptista Vedia no Cine SESC, no 8º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. Foi a pré-estreia desse filme que levou 9 anos pra ficar pronto e só pode ser finalizado graças a um edital da Prefeitura de São Paulo que dava recursos para a finalização de filmes. O diretor é uruguaio e falou antes da exibição de como o filme foi construído e que o tema central é a decadência. São duas famílias, uma que mora em uma bela casa no Jardim Europa, que já foi rica e outra de classe média baixa indo para a baixa.

Acabamos rindo, mas é tragicômico. Começa na casa do Jardim Europa que tem o IPTU em 13 mil reais. Moram lá a mãe e três filhos, a família está falida. O pai sumiu no mundo e não ajudou a sustentar a família por 18 anos. Ele acaba aparecendo sem ter pra onde ir, sem dinheiro. Na outra família um irmão compra com o dinheiro da separação um sebo. Sua irmã é uma mulher carente. O elenco é ótimo: Sílvio Restiffe, Cinthia Zaccariotto, Laerte Mello, Fernanda Catani, Helena Figueira, Ester Laccava, Marcos Cesana e Horácio Penteado. Jardim Europa foi realizado praticamente sem recursos, só teve apoio na finalização. Gostei muito! A sessão foi gratuita e o cinema estava lotado.
Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. São filmes como esse que você descobre grandes talentos.
    Bom fds!
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pedrita,
    Deve ser hilário mesmo. Mostra bem a realidade dos brasileiros. Tomara que vá para o circuito. Ou saia logo em video (é a nova!!! kkkkkkkk)
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adriana, realmente me lembrou muita gente que mora em bairros nobres mas não está bem das finanças. bem brasileiro realmente

      Excluir
  3. Me fala o lugar que você vê que vai ter filmes assim? Gente, é muito interessante!

    beijos,
    Bárbara

    www.pontoemcomum.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bárbara, esse filme foi no festival latino-americano q acabou hj. hannah arendt foi em um cinema na avenida paulista em são paulo. os outros vi na tv a cabo, tenho vários canais de filmes, hbo, telecines. e pela exigência do governo há novos canais que trazem filmes curta!, prime box brasil e arte 1. em geral escolho o filme q vou ver na tv a cabo pelo controle remoto.

      Excluir
  4. Não sabia sobre esse filme. O tema é interessante e bem real.

    ResponderExcluir
  5. Pedrita, vc é maravilhosa em nos dar dicas ótimas. Fiquei querendo assisti-lo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Nossa Pedrita,
    Nove anos para ficar pronto! É o filme de uma vida....
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nina, muitos filmes brasileiros nem são finalizados, infelizmente.

      Excluir
  7. Nossa, Pedrita, fiquei muito a fim de ver! Tomara que saia em video! Beijo, bom domingo pra você

    ResponderExcluir
  8. Sou atriz do filme e quero agradecer a vc Pedrita por ter publicado o filme JARDIM EUROPA no seu blog. O fato de pessoas como vc terem ido assistir me deixa orgulhosa do trabalho para o qual nos dedicamos tanto. Completo suas informações revelando que foram 9 meses de processo, quatro vezes por semana, e 1 mês de filmagens.bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cinthia, que honra a sua visita no meu blog e obrigada por complementar os dados.

      Excluir

Cultura é vida!