sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Fausto

Assisti Fausto (2011) de Alexander Sokurov no Telecine Cult. Esse filme é baseado no texto de Johann Wolfgang Von Goethe e é uma obra prima. No início Marcelo Janot falou do filme, que o tom sépia é feito pelo mesmo do filme Amélie Poulan. Eu não li essa obra do Goethe, só li o Dr. Fausto do Thomas Mann que é apaixonante. Eu vi alguns trechos do texto que foram musicados em um recital. Em 2011, vi A Arca Russa desse mesmo diretor e comentei aqui.

Criador e criatura se encontram. Um médico disseca corpos para tentar descobrir onde está a alma. Até que encontra um mercador muito rico e começam a caminhar juntos. É aí que a musa aparece e o desejo de possuí-la. Tudo nesse filme é fascinante. No elenco estão: Johannes Zeiler, Isolda Dychauk, Anton Adasinsky e Georg Friedrich. Fausto é vencedor do Festival de Veneza.

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Uau!!! Esse filme deve ser fascinante! Será que vai passar de novo? Os Telecines estão abertos esses dias! Vou aproveitar e ver se passa para eu assistir!
    beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adriana, no dia seguinte que vi passou de novo. é possível. pelo site do telecine vc consegue saber.

      Excluir
  2. Eu li Doutor Fausto, achei uma grande obra, inclusive no sentido de muito extenso e excessivamente descritivo. Foi a primeira vez na vida que pulei páginas. Fausto de Goethe foi uma decepção, é muito pedante e insuportável.

    Os filmes do Sokurov são muito respeitados pelos cinéfilos mais exigentes, mas eu também acho que peca pela narrativa lenta e tom monocórdico. Eu lembro que você não gostou de Arca Russa, com bastante razão. Assisti Fausto e Taurus, sobre Lênin. Eu entendo que os filmes deste cineasta atraem um público específico por serem muito anti-mainstream, mas é um tipo de cinema pouco sedutor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. enaldo, eu amei fausto, mas não gostei de a arca russa, mesmo que seja original na realização. ainda quero ler fausto de goethe.

      Excluir
  3. Sem dúvida um filme que gostaria de ver

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedrita,
    Assisti o trailer e parece ser um filme muito bonito e interessante.
    Vamos ver se o marido me acompanha?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nina, é muito bom, uma narrativa bem pausada, mas muito bom.

      Excluir

Cultura é vida!