terça-feira, 22 de outubro de 2013

1930 - Tempo de Revolução

Assisti ao documentário 1930 - Tempo de Revolução (1990) de Eduardo Escorel no Curta! Estava começando os letreiros e resolvi assistir. Conta parte da história política do Brasil de 1910 a 1937. A narração é de Edwin Luisi. Fiquei impressionada com a quantidade de imagens que conseguiram para retratar esse período.

1930 - Tempo de Revolução relata as eleições de votos abertos, de cabresto, as eleições decididas pelos barões do café. Eleições fraudulentas. Os movimentos tenentistas. A maior parte do documentário é de imagens históricas, alguns historiadores, sociólogos e cientista políticos comentam o período. É excelente! Começa relatando o Carnaval que ainda era só conhecido no Brasil. O Rio de Janeiro era conhecido pelos seus cartões postais. O morro do Corcovado ainda não tinha a escultura do Cristo Redentor. 

Há toda o contexto histórico do período como os relatos da Semana de 22, as obras, textos, trechos do filme Macunaíma. Esse documentário é excelente e é o primeiro de uma trilogia, espero conseguir ver os seguintes.

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Respostas
    1. bruxa, tb só descobri pelos letreiros iniciais. quero tentar ver os outros. passaram já os outros 3, mas eu não soube e não quis ver começado.

      Excluir
  2. Deve ser bem interessante, afinal foi um periodo que marcou a história do pais.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  3. Este ainda não assistir, não gosto muito de documentário não, mas meu esposo adora e quando eu vejo que ele fica fascinado e falando comentando eu corro e vou assisti vou falar pra ele
    http://www.jeitosimplesdeser.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. núbia, eu gosto de documentários e esse é bem interessante.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Eu adoro esse tipo de documentário histórico!!!!! Nas comemorações dos 500 anos do Brasil, eu assisti quase todos kkkkk. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Gosto muito destes documentários, e que bom que preservaram as imagens e dados.
    Bjos e tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fiquei impressionada com o levantamento das imagens. não deve ter sido fácil localizar e conseguir as autorizações.

      Excluir
  6. Imagina o trabalho que ele teve.
    Muito legal.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!