terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013

2013 foi um ano de incríveis eventos. A criatividade cultural é magnífica. Vou escolher um único evento de cada categoria, é pouco, vou só mencionar um ou outro junto. Só pra constar. Eu não ia fazer uma Retrospectiva, mas o último evento do ano ia ser muito pesado. Preferi fazer uma retrospectiva.

No cinema - foi um ano de incríveis filmes, mas poucos no cinema. Elejo Faroeste Caboclo como o melhor. Impecável em tudo, elenco, fotografia, condução da trama, figurino, direção. Gostei ainda muito de outros que foi difícil deixar de lado, então vou mencionar: A Coleção Invisível, LincolnA Busca, Flores Raras e Hannah Arendt.

Livro - Foram muitos livros incríveis, vou destacar somente o maravilhoso Equador de Miguel Sousa Tavares. Inesquecível!

Música ao Vivo - Essa é uma categoria de muitos eventos. É algo que gosto muito e vou muito. Todos incríveis, mas inesquecível o Quarteto com Músicos da Filarmônica de Berlim - Luís Fílip, Ulrike Hoffman, Walter Kussner e Masayuki Carvalho que vi em Salto, interior de São Paulo. Há muitos outros maravilhosos, vou mencionar alguns: Luiz Guilherme PozziConcertos Schlochauer com o Duo Horizontes (Regina Schlochauer, Mário Marques), Mário Rocha e Julia Blasioli.

Teatro - Não vi tantas peças quanto gostaria, mas vi muitas incríveis. A preferida foi A Bala na Agulha de direção de Otávio Martins com Eduardo Semerjian, Denise Del Vecchio e Alexandre Slaviero. Também gostei demais de As Folhas de Cedro de Samir Yazbek.


TV a cabo - É o que vejo mais. Sempre que tenho um tempinho escolho um filme pra ver. Também vejo DVDs. É dificílimo portanto escolher entre tantos um único, então escolho o magnífico Sudoeste de Eduardo Nunes. Poesia pura. Destaco ainda: O Preço da Paz, Erva do Rato, White Material e O Veneno da Madrugada.

Novela - 2013 foi o ano de duas novelas inesquecíveis. Destaco a maravilhosa Lado a Lado que além de toda a trama bem construída, rompeu paradigmas. As duas protagonistas alternavam tudo, situação financeira, preconceito da sociedade. Falou muito de racismo, preconceito contra a mulher e história do Brasil. Sem ficar chata, sem ficar moralista. O casamento do fim da novela foi realizado por uma Mãe de Santo. Mas fico triste de não poder mencionar outra novela maravilhosa de 2013, Saramandaia.

Exposição - Foi o ano de Mestres do Renascimento - Obras Primas Italianas no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Essa exposição o 007 também viu e igualmente amou. 

Minissérie - Vi algumas minisséries esse ano, mas me encantei com a bela O Canto da Sereia de Nelson Motta.

Programas de televisão - Eu vi alguns e gostei de vários. Destaco Conhecendo Museus que adorei. Vi o episódio Museu Regional Casa dos Otoni.

É uma breve Retrospectiva 2013. Uma pequena pincelada! Confesso que na retrospectiva fico sempre com a sensação que deixei de ver muito evento.



Ótimo 2014 pra todos vocês com muita cultura e muita Paz!
Beijos,
Pedrita

21 comentários:

  1. Um ano muito edificante culturalmente, você sabe fazer escolhas que te fazem um ser humano inteligente e informada, que você possa expandir ainda mais sua sede de conhecimento e que venha mais filmes, livros, concertos, museus, coisas que te fazem feliz. Feliz Ano Novo, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ruby, gostaria de me informar mais, mas faço o q posso.

      Excluir
  2. Gostei muito da novela Lado a Lado.Desejo muitas felicidades e feliz ano novo.
    big beijos

    ResponderExcluir
  3. Vou voltar aqui, ainda hoje para ler e anotar suas indicações.
    Agora vou arrumar o salão de festas para a ceia de Ano Novo.
    E tenho que aproveitar que Clarice ainda está por aqui, para me ajudar.

    ResponderExcluir
  4. Foi um ano cheio, heim?
    Desejo a você tudo de bom e que em 2014 outros tantos eventos culturais apareçam por aqui.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Voltei. Li e fiz um comentário enorme e não publiquei, pode? Pode. Sabe por que? Voltei para ler o comentário do filme Coleção Invisível e aí, perdi tudo.
    Li muitos livros de Stefan Zweig. Porque minha tia, gostava e tirávamos na Biblioteca.
    Anotei num caderno várias textos dos livros que lia dele. Talvez, não encontre meu preciso caderno.
    Adorei sua Retrospectiva. Obrigada, viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu quero muito ler os livros do stepan zweig. vi o filme do sylvio back, a coleção invisível. agora quero ler algumas obras. obrigada.

      Excluir
  6. Adorei a retrospectiva! Continuo louca para ler Equador.

    Feliz 2014!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bruxa, equador é um ótimo livro para viagem. um companheiro e tanto.

      Excluir
  7. Dessa retrospectiva, li o Equador. Livro bárbaro mesmo! Sempre recomendo por aqui na biblioteca. Pedrita, mais um ano se vai. Desejo um 2014 muito feliz para você. E que possamos continuar a movimentar nossos blogs não é mesmo? Super beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. roseli, o q gosto de equador é q é um livro delicioso de ler, mas complexo. gosto dessa fusão. e nem me fale, movimentar os blogs, dividir pensamentos é incrível.

      Excluir
  8. Oi, Pedrita,

    Feliz 2014! Que seja um ano ainda mais cheio de eventos bacanas, rsrs. E que traga também alegrias e todas as coisas que costumam aquecer o seu coração.
    Gostei desta lista, as suas escolhas acabam me despertando a curiosidade para obras que de outro modo me passariam despercebidas, como esta novela, Lado a Lado.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, a novela lado a lado ganhou prêmio internacional.

      Excluir
  9. Oi Pedrita! Boa entrada de ano pra vc tb! Vc é bem cult né? Acho que eu era a única integrante da estante que não tinha vindo aqui ainda. Gostei de saber qeu tem um programa de tv chamado "conhecendo museus" é que canal? Também me animei com a sua visão positiva de faroeste caboclo. Não fui assistir no cinema pq achei "Somos tão Jovens" bem ruinzinho. Um abraço!

    Alê Lemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alê, só com o seu comentário q vi q o blog o q tem na nossa estante é coletivo. eu não quis ver somos tão jovens. mas esse eu acompanhei as matérias e estava ansiosa.

      Excluir
  10. Pedrita, Lado a Lado foi sem dúvida a melhor novela do ano. Novela perfeita, bem escrita, história envolvente e com conteúdo histórico. Ensinou muita coisa sem ser chata. E as atuações foram fantásticas! Nunca vou me esquecer o quanto me emocionei com o casal Laura e Edgar! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Delicia! e muito agradecida por compartilhar com nós tudo isso!
    FELIZ 2014! REALIZAÇÕES E PRAZERES MIL!

    ResponderExcluir
  12. Muito legal a postagem com a retrospectiva, Pedrita.
    Assisti Faroeste Caboclo e gostei também. Queria ter visto a minissérie O Canto da Sereia, mas acabei me passando :-(
    Que 2014 seja um ano maravilhoso pra ti, cheio de paz, alegrias e realizações!! Um abraço!!

    ResponderExcluir

Cultura é vida!