sexta-feira, 21 de março de 2014

Colegas

Assisti Colegas (2013) de Marcelo Galvão no Telecine Premium. Adorei! É um filme de aventura, um road movie, um filme de estrada onde os protagonistas tem Síndrome de Down, Ariel Goldenberg, Rita Pook e Breno Viola. Os personagens adoram filmes, e vivem em uma instituição. O narrador é o Lima Duarte. Eles pedem então para trabalhar na discoteca da instituição, amam Thelma e Louise, então resolvem viver aventuras.

Colegas faz várias referências a filmes, consegui perceber alguns, mas nos créditos vi que não percebi vários. Agora quero ver de novo para descobrir outros. Colegas faz referências a filmes de Fellini, Blade Runner, Psicose, Três Mosqueteiros, dos Beatles andando nas faixas, dos filmes com duplas de policiais. É muito divertido! Colegas faz várias brincadeiras com os preconceitos, invertendo paradigmas, o roteiro é muito inteligente.

Dois policiais paspalhões vão atrás dos infratores, os atores são Deto Montenegro e Rui Unas. O policial com costas quentes é interpretado pelo Leonardo Miggiorin

O elenco é enorme, com muitas participações: Fernanda Couto, Marco Luque, Theo Werneck, Maytê Piragibe, Daniella Galli, Germano Pereira, Daniel Torres, Juliana Didone, Theodoro e Christiano Cochrane, Otávio Mesquita, Bibba Chuqui, Simone Teider Daniele Valente. O próprio diretor Marcelo Galvão faz uma participação. São tantas participações, divertido. Alguns atores estão em cenas que os protagonistas nem aparecem.

Colegas ganhou muitos prêmios: Melhor Filme e Direção no Festival de Gramado, Melhor Filme pelo público na Mostra Internacional de Cinema, Melhor Roteiro no Festival de Cinema de Paulínia, Diva Film Festival do Chile, prêmio de Melhor Direção, Melhor Direção de Arte para Zenor Ribas e Melhor Trilha Sonora, que tem várias músicas do Raul Seixas já que os três personagens adoram. 



Beijos,
Pedrita

15 comentários:

  1. Não vi esse na programação.
    Mas acho que não faz meu estilo.

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para ver esse filme. E vc está de parabéns por ter colocado hoje esse filme, pois hoje é o dia que se comemora o dia da Sindrome de Down!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adriana, foi coincidência. esse filme é muito divertido. beijos, pedrita

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Assisti ao filme no cinema! O filme apresenta uma boa ideia e tal... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  4. Não assisti, mas ouvi falar muito, vi reportagens e comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ruby, eu tb tinha ouvido falar, mas confesso que tinha ressalvas já que tenho receios dessa cultura social que muitas vezes é questionável. mas colegas não tem nada disso. é um filme de aventura onde os protagonistas tem síndrome de down.

      Excluir
  5. Interessante. Eu não conhecia.
    Deve ser bonito.
    Te respondi la no abrkdbra....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fatima, tinha quase certeza que conhecia e tinha visto.

      Excluir
  6. Colegas parece ser o tipo de filme que a gente assiste sorrindo... só de ler a resenha eu já comecei a ri com a ideia do filme... Preciso ver esse filme já... #CorrendoParaProcurar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não só vi sorrindo como dei muitas risadas, é muito engraçado.

      Excluir
  7. Respondi ao seu comentario no meu blog abrkdbra...

    ResponderExcluir
  8. Preciso assistir novamente, por que agora aprendi muito mais sobre esse filme que é maravilhoso. Mas voce me mostrou o encantamento maior ainda que ele tem. Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. camille, assista mesmo, tente ver os filmes, eu quero ver de novo pq desvendei poucos.

      Excluir

Cultura é vida!