sábado, 26 de abril de 2014

O Deserto dos Tártaros

Assisti em DVD O Deserto dos Tártaros (1976) de Valerio Zurlini da Coleção Folha Grandes Livros do Cinema. Eu amo esse livro, está entre os meus preferidos, li há muito tempo em uma viagem de volta do Rio de Janeiro que vim de ônibus. É sensacional! Fiquei muito animada quando descobri que há o filme, e que filme. Um jovem rapaz fica muito animado com a sua primeira convocação. Ele acabou a academia militar e tem o seu primeiro trabalho. A mãe não se conforma porque ele é enviado para tão longe, para um lugar tão ermo.

Aos poucos as desilusões vão chegando. O Deserto dos Tártaros é todo metafórico, pode ser qualquer questão. A vida que não é nada do que imaginamos. No livro lembro muito do caráter misterioso. Na fortaleza pouco se sabe se é verdade, imaginação ou delírio. Como eles não tem nada de importante para fazer, acabam criando fatos. Alguns se desesperam e passam a ter como inimigos seus próprios soldados.

O elenco é impressionante! Jacques Perrin está incrível como Drogo. Ele é alegre e confiante no início, vai se transformando. A maquiagem também é excelente. Os atores são Max von Sydow, Vittorio Gassman, Giuliano Gemma, Philippe Noiret, Jean-Louis Trintignant e Fernando Rey.

Essa coleção traz textos sobre a obra e o filme. Contaram que tinham vontade de fazer o filme, mas pensavam como fariam a fortaleza. Até que uma matéria mostrou um forte no Irã, que tinha inclusive passado por um terremoto e que dava exatamente a sensação do que lemos no livro. É realmente incrível o lugar das filmagens, lembra mesmo o livro.

Beijos,
Pedrita

13 comentários:

  1. No meio de meus problemas com o enfrentamento da realidade da educação no Brasil, que não é nada do que eu pensava, essa história me chamou atenção... O filme eu não sei se encontro, mas o livro vou procurar...

    Cheros Pedrita, adoro seus registros...

    Pandora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pandora, a folha vende virtualmente o dvd por uns 17 reais. só não sei o custo do frete e para que cidades envia.

      Excluir
  2. Oi, Pedrita,

    Este é outro livro que eu tenciono reler assim que possível. Na época em que o li tinha criança pequena e não pude atentar suficientemente na estória e suas sutilezas, embora tenha chegado ao livro por recomendação entusiástica de uma amiga. Hoje, com certeza, tiraria mais proveito da leitura dele, rsrs.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mais um para conhecer. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedrita,
    Estou anotando mesmo alguns livros, no meio do ano faço uma viagem longa e quero ir "equipada".
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro e nem o filme, mas ambos parecem ser ótimos.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante. Uma plêiade de grandes atores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. enaldo, incrível o elenco não? é muito bom o filme.

      Excluir
  7. Acho que não gostaria desse filme, Pedrita.
    Tenho preferência por coisas que me distraiam.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!