terça-feira, 17 de junho de 2014

Sonhos e Desejos

Assisti Sonhos e Desejos (2006) de Marcelo Santiago no Telecine Touch. É um belo filme. Uma jovem universitária está fascinada pelo professor revolucionário. Adora os discursos, os poemas e sonha utopicamente e romanticamente participar da resistência e da luta armada. Parece que a oportunidade apareceu. Ele precisa se esconder, mudar de nome, e eles vão para um apartamento, mas ele não permite que ela participe, alegando que ela não está preparada, e parece não estar mesmo.

O professor em uma ação tem um companheiro atingido. Ele leva o rapaz para o apartamento para ela cuidar dele. Surge então o triângulo amoroso. Eu gostei dos personagens. Ela uma jovem, cheia de vida, que começa a se desiludir com o professor desencantada com a vida doméstica e sem aventuras bem diferente do que imaginava. O professor aquele revolucionário que acha que a causa é muito mais importante que os sentimentos. E esse rapaz revolucionário, que ama cultura, música e dança. Ele e a jovem começam a dançar, ouvir música, e claro, naquela vida monótona que ela foi inserida, ele passa a ser o frescor. Ele não é tão radical como o professor.

Os três estão bem: Mel Lisboa, Felipe Camargo e Sergio Marone. Ricardo Pereira faz uma participação. É um bom filme de romance. Eu gostei da reconstituição de época, figurinos e da trilha sonora de Wagner Tiso com música de Milton NascimentoSonhos e Desejos é baseado no livro Balé da Utopia de Álvaro Caldas, inclusive esse seria o título inicial que eu gosto bem mais. Soube desse filme pelo twitter do Sergio Marone há uns 15 dias.

Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. Não conhecia o filme, mas gostei bastante da premissa. Acho que vou assistir.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  2. Esse filme nunca ouvi falar, mas tem um ótimo elenco
    Big beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  3. Ontem, pela metade vi um filme brasileiro, como sendo a historia de Sarah Bernardth, na época que ela passou por aqui.
    Mas tinha muita coisa que não acredito tenha acontecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, é o filme amélia. eu tb não gosto desse filme embora myriam muniz arrasa. há uma biografia maravilhosa da sarah benhardt.

      Excluir
  4. eu gosto muito do Felipe Camargo. deve ser um filme ótimo....
    te respondi lá no blog no post da Gertrude Stein.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fatima, tb gosto muito do felipe camargo. o filme é bom.

      Excluir

Cultura é vida!