sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Dentro de Casa

Assisti Dentro de Casa (2012) de François Ozon no Max. Eu gosto muito dos filmes desse diretor. No blogspot tenho outros dois filmes dele mencionados aqui. Esse é absolutamente genial. O texto é do dramaturgo espanhol Juan Mayorga. Antes de começar o diretor deu uma pequena entrevista para o canal dizendo que inicialmente é bem clara a divisão entre ficção e realidade, que depois começam a se misturar. E é isso mesmo.

Um professor está cansado com as redações dos seus alunos, até que se depara com uma muito bem escrita. Lê para a esposa e começa a ajudar a esse aluno para melhorar o seu estilo. O aluno escreve em capítulos e o professor fica curioso em saber para onde irá. Entra então uma aula de como escrever livros. É fascinante! O professor empresta livros, fala de estilos, critica quando pensa que o aluno vai ir para o melodrama barato criando uma doença na mãe do colega. E assim o aluno vai mudando e melhorando o seu estilo.


Esse garoto diz se inspirar em uma família que frequenta. Não sabemos o que é verdade ou ficção do que ele observa, se tudo não é ficção, se essa família realmente existe. Com o tempo o professor começa aparecer nos cômodos da casa, congelando a cena narrada e dando orientações ao aluno. O professor também entra na ficção e começa a aparecer como um personagem. É genial!

A mulher do professor ouve sempre os textos, dá palpites e começa a ficar curiosa com o próximo capítulo. Todos do elenco estão excelentes. O professor é interpretado por Fabrice Luchini, o aluno por Ernst Umhauer. Adoro as atrizes Kristin Scott Thomas e Emmanuelle Seigner. O amigo é interpretado por Bastien Ughetto e o pai por Dénis Ménochet

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Olá, Pedrita !
    Adoro essas duas atrizes. Elas trabalharam em Missão Impossível 1.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  2. Não são poucos os filmes que François Ozon acerta. Mas esse é um dos melhores. Parabéns pelo blog!

    abraço

    marcelokeiser.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marcelo, eu gosto demais do françois ozon. acho-o genial.

      Excluir
  3. Não conheço o filme, mas fiquei curiosa e a esposa no filme me lembra eu, quando estou lendo um bom livro e ja fico me imaginando no próximo capitulo, ou então quando assisto series de filmes que gosto fico me contorcendo para assistir os próximos, me identifiquei.
    Bjs http://www.jeitosimplesdeser.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. núbia, os dois na cama devastando a imaginação do garoto é surreal.

      Excluir
  4. O tipo de filme que eu adoro!
    Te respondi la no blog
    abrkdbra.....

    ResponderExcluir
  5. Oi, Pedrita,

    Este filme realmente é muito bom: inteligente, instigante e com uma trama bem original!

    Um beijo e boa noite

    ResponderExcluir
  6. Raramente lembro de Diretores.
    Mas a história parece ser interessante.
    Quem sabe ainda vejo?
    Anotei e vou procurar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, como gosto desse diretor, acabo procurando filmes dele pra assistir.

      Excluir

Cultura é vida!