domingo, 19 de julho de 2015

Um Bonde Chamado Desejo

Assisti a peça Um Bonde Chamado Desejo de Tennesse Williams no Tucarena. A excelente direção é de Rafael Gomes. E que espetáculo, arrebatador. Saí em estado de choque. E que interpretações. Já tinha visto a Maria Luísa Mendonça no teatro, ela é incrível em todas as áreas. E me surpreendi com a profundidade do personagem do Eduardo Moscovis e sua interpretação.

Incrível também a atualidade do tema. Em uma época onde o número de violência contra a mulher no Brasil é assustadora, Um Bonde Chamado Desejo se torna muito atual. Assustou também o machismo do marido que pouco oferece a mulher, vivem em um lugar de dois cômodos, mas ele tem ávido interesse no que poderia ser da esposa por considerar ser dele. A ganância por aquilo que nunca conquistou. A frágil mulher cuidou dos pais devotamente, acompanhou suas doenças e mortes. Mas é ela que é acusada de ter levado as suas carências para os homens. A profundidade do texto é arrebatadora.

Alguns outros do elenco são: Virgínia Buckowski, Donizeti Mazonas, Fabrício Licursi, Fernanda Castello Branco e Matheus Martins. A montagem é incrível. Como sempre acontece comigo no teatro, o cenário que simulava os dois cômodos me incomodou inicialmente, mas logo eu já estava dentro da trama, entendendo completamente o espaço angustiante dos dois cômodos. O excelente cenário é de André Cortez. Os figurinos montáveis fascinantes de Fause Haten. A ótima iluminação é de Wagner Antonio. Amei também a seleção musical que é do próprio diretor. A catarse final é impressionante. Incrível como todos os elementos se unem e me levaram a um estado de choque. Eu não vi o filme com o Marlon Brando, preciso corrigir essa falta.
As fotos são de João Caldas.
No blog eu falei de duas obras de Tennesse Williams, a peça Zoológico de Vidro e o filme Vidas em Fuga.



Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. O livro é lindo.
    E li muito antes do filme.
    Vi com Alex Baldwin e Jéssica Lange.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pedrita,

    Eu vi o filme com o Marlon Brando e também um outro com a Jessica Lange. Esta peça nos lembra do quanto o mundo pode ser um lugar cruel, né?

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar muito do filme, mas tb não vi a peça
    Boa semana.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  4. Pedrita, eu também nunca assisti ao filme. Fiquei com muita vontade de assistir ao espetáculo. Gosto muito Maria Luisa Mendonça e do Dú moscovis. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Vou ficar passando vontade. Tudo esgotado! Você teve sorte! Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Vi a entrevista da Maria Luísa no Jo, achei interessante...bjo http://anaherminiapaulino.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir

Cultura é vida!