segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Mansfield Park

Assisti Mansfield Park (1999) de Patricia Rozema no Telecine Touch. Não era uma hora que eu ia ver um filme, estava só zapeando e vi que ia começar um nesse canal. Comecei a ver e que surpresa, é baseado no livro de Jane Austen que não li. Li várias obras dessa autora que adoro, mas esse não. A abertura e o pôster não são muito inspiradores, mas é um belo filme. No Brasil está com o péssimo nome de Palácio de Ilusões. Há outro filme e uma minissérie desse livro.

Começa com nossa protagonista criança. Ela mora com a família muito pobre perto do mar. Em uma casa imunda. Não é porque uma pessoa é pobre que precisa ter insetos pelas comidas, mesas e chãos. A mãe tem muitos filhos. Ela segue então para a casa de uma tia que tem posses porque vivem do lucro dos escravos. A família afasta da proximidade com as mulheres da casa para que ela não tome o lugar em matrimônio das filhas bem nascidas. Ela se afeiçoa então a um dos filhos da casa. A protagonista ama ler e escrever. Ama inventar histórias, inventava sempre para sua irmã desde pequena. Ela escreve muito. E claro, faz atividades domésticas na casa. A bela protagonista é interpretada por Frances O´Connor. Ela jovem por Hannah Taylor Gordon. O rapaz por Jonny Lee Miller.

É um filme muito bem realizado, com uma bela reconstituição de época. Fiquei muito curiosa em ler um livro. Dois irmãos se aproximam dessa família. Eles têm ideias mais liberais. Fiquei curiosa para saber como o livro aborda essa questão. Muito ousado. Esses irmãos são interpretados por Alessandro Nivola e Embeth Davidtz. Alguns outros são Harold Pinter, Victoria Hamilton, Justine Wadwell, Lindsay Duncan, Sheila Gish, James Purefoy e Hugh Boneville.

Beijos,
Pedrita

13 comentários:

  1. Hello querida!
    Se é um belo filme eu não posso perder!
    Gostei do vídeo, parece ser um bom filme mesmo!

    Bjs, ótima semana! ♥

    ResponderExcluir
  2. Só o nome já me encanta.
    Acho que tenho esse livro.
    Se vc me avisasse eu assistiria. Ou gravaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu vi os letreiros. então nem deu tempo de avisar. q bom q conseguiu gravar. esse livro eu não tenho. tenho outras da autora que já li.

      Excluir
  3. Oi, Pedrita,
    Adoro filmes de época, acho que vou gostar desse tb.
    Boa Segunda.
    Big Beijos
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  4. Não conheço, mas gosto muito de filmes de época, ótima dica Flor!
    Boa segunda-feira!
    Fica com Deus!
    Beijos!

    http://nannafonseca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que coincidência, acabei de colocar esse filme na minha programação rsrss Jane Austen é vida <3

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Gostaria de divulgar que já divulguei o balanço final com os pontos positivos e negativos de Os Dez Mandamentos no novo blog. Confira!!!! www.blogfabiotv.blogspot.com Bjs, Fabio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, o blogspot permite que eu fique sabendo qd vc posta. é muito bom.

      Excluir

Cultura é vida!