sábado, 13 de fevereiro de 2016

Mandela: O Caminho para a Liberdade

Assisti Mandela: O Caminho para a Liberdade (2013) de Justin Chadwick na HBO Signature. Eu coloquei para gravar. Há mais um filme sobre Mandela, ouvi críticas negativas sobre os dois, mas quero ver o outro também. E ler a biografia. Gostei bastante, vou depois pesquisar o que questionaram. Esse é baseado na autobiografia de Nelson Mandela, Idris Elba está muito bem como Mandela. O diretor é inglês.

Eu conhecia pouco da história de Mandela. Tinha admiração, tinha lido matérias, visto entrevistas, mas não sabia detalhes. Sabia que Mandela tinha ficado 27 anos na prisão, muito triste. Boa parte em uma cela solitária, tinha contato com outros presos, fazia serviços pesados, mas a maior parte do tempo sozinho e afastado da população, em um presídio na ilha. Mandela era advogado, defendia os negros nos tribunais e conseguia algumas vitórias. Como em As Sufragistas, Mandela luta pela melhoria de vida dos negros pacificamente. Até acontecer um massacre dos negros, principalmente mulheres e crianças que são assassinadas, a maioria pelas costas em uma manifestação pacífica. Mandela então resolve se unir a um grupo para fazer ataques e desestabilizar o governo vigente.

No filme vi que o primeiro casamento foi mais tumultuado. Sua mulher era religiosa e não gostava de confusões. É quando conhece sua esposa guerreira que tudo melhora. Ela não só o apoia como se torna militante. Infelizmente o sistema a destrói. Eles a torturam tanto, machucam tanto, que ela fica com um ódio sem precedentes. A distância também destrói o casamento. Ainda me assusto com o que os homens podem fazer uns com os outros e com o que podem fazer para destruir os outros. Winnie Mandela é interpretada brilhantemente por Naomi Harris.

Alguns outros do elenco são: Tony Kgoroge, Riad Moosa, Zolani Mikva, Simo Mogwaza, Fana Mokoena e Terry Pheto. A trilha sonora é muito impactante. Mandela: O Caminho para a Liberdade ganhou vários prêmios como de Melhor Filme no Festival de Munique

Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. Não assisti esse filme, mas deve ser bem esclarecedor mesmo. Pois sabemos sobre o Mandela o básico do básico. E sempre é bom ficarmos por dentro de como foi o decorrer da sua trajetória.
    Boa dica!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adriana, acho que só com o tempo conheceremos um pouco mais. o filme ajuda.

      Excluir
  2. Oi Pedrita!

    Ainda não vi o filme, mas a história do Mandela é fantástica! Sempre vale a pena conhecer um pouco mais!

    Bjs, Michele

    Pop Notas

    ResponderExcluir
  3. Já vi na grade da HBO, mas não assisti. A história desse líder notório é um grande exemplo, o filme deve valer a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ruby, eu fazia o mesmo. agora q dá pra ver o gravado parando e voltando onde parou me animei em gravar.

      Excluir
  4. Olá Pedrita!
    Deve ser um filme interessante, com certeza teve críticas, nem
    tudo agrada a todos!
    Uma ótima sugestão que vai para a minha lista!

    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Pedrita,
    Ouvi falar super bem desse filme mas ainda não vi.
    Obrigada pelas dicas de esmaltes da TV
    Bom fds!
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  6. Quero assistir! É uma biografia que deve e merece ser mais estudada e reconhecida.

    ResponderExcluir
  7. Esse eu não vi. Só vi um que o Morgan Freeman interpretava Mandela e que por sinal foi uma baita interpretação. A história não era da luta revolucionária negra, mas foi bem interessante. Admirei mais ainda o Mandela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse é o invictus, dirigido pelo clint estwood. esse parece que destaca um único aspecto. esse que vi fala da vida dele, até ser eleito. como são muitos anos precisaram enxugar algumas tramas. quero ler o livro.

      Excluir
  8. Estou cheia de filmes gravados e que ainda não vi.
    Mas, esse não vi para gravar.
    Os atores não conheço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu gravei dois ontem. mas não estou com muitos não.

      Excluir

Cultura é vida!