quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Vidas ao Vento

Assisti a animação Vidas ao Vento (2013) de Hayao Miyasaki no Telecine Cult. Há um tempo gravei, demorei pra ver e quando comecei demorei também. Adoro esse diretor, mas o ritmo desse é lento demais. É inspirado no engenheiro Jirô Horikoshi no período da Segunda Guerra Mundial.

Mostra desde a infância quando sonhava conversar com o criador italiano de aviões. Obviamente o filme ignora Santos Dumont. É a Segunda Guerra Mundial e os aviões eram construídos para bombardeiros. Nosso personagem cresce, vai para uma grande empresa japonesa de aviões, depois, por lutarem ao lado de Hitler, vai conhecer os aviões na Alemanha. Horikoshi criou um avião de guerra.

O filme é criticado por romancear a história da guerra. De qualquer forma, qualquer pessoa que desejasse fazer aviões na época faria de guerra, só depois que criaram aviões para passageiros. Vidas ao Vento é uma animação bem adulta, nosso protagonista fuma como uma chaminé, há vários diálogos complexos. Quem gosta de engenharia, de engenharia de aviões e de aviões deve gostar da animação. A animação é muito bem realizada. Eu achei o ritmo muito arrastado e as divagações ficcionais com Horiskoshi conversando com os criadores de aviões são bem chatas. Na infância há lógica, depois fica infantil, esquisito. Gostei um pouco da animação e de alguns aspectos históricos.

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Neste domingo é Oscar!!!! "Voto" em A Grande Aposta como melhor filme e Leonardo diCaprio como melhor ator! Bjs, Fabio www.tvfabio.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Passei batido.
    Nem me liguei em filmes assim.

    As vezes acho que Santos Dumont não foi o pioneiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, eu adoro esse diretor, mas esse não é muito legal.

      Excluir
    2. Pioneiros tivemos vários!
      Santos Dumont contribuiu bastante com o conceito de um balão dirigível e também com a ideia de "máquina voadora como meio de transporte". E ele foi o primeiro a voar numa máquina mais pesada que o ar que funcionava sozinha (outros aviões da época decolavam só com catapultas)

      Excluir
  3. Olá, Pedrita!
    Esse eu não vi, ótima sugestão!

    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  4. Este eu vi. Achei interessante a citação do livro A Montanha mágica, de Thomas Mann, rsrs.

    Beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, tb gostei dessas citações. mas não é maravilhoso.

      Excluir

Cultura é vida!