sexta-feira, 4 de março de 2016

O Menino e o Mundo

Assisti O Menino e o Mundo (2014) de Alê Abreu no HBO Family. Eu fiquei sabendo dessa animação quando foi escolhido para concorrer ao Oscar de Melhor Animação. Aí quis muito ver. Até vi que o Shopping Eldorado no dia da cerimônia ia passar em várias sessões e ia tentar ver, mas no dia anterior, olhando os filmes que iam passar vi que ia passar nesse canal, fiquei muito emocionada e pus para gravar e vi no domingo, no dia da cerimônia. Eu imaginava que não ia ganhar, já que Divertidamente, que ainda não vi mas quero muito ver, tem sido muito elogiado, mas a indicação levou essa animação a patamares muito maiores do que esperavam.

O Menino e o Mundo começa com o pai indo viajar. O menino resolve então pegar a mala e procurar o pai. A animação segue nessa busca. Me emocionei inúmeras vezes, se é que parei de me emocionar em algum momento. É lindo demais! Inicialmente o menino segue para uma plantação de algodão e a animação começa a mostrar todo o processo até a confecção das roupas. Os carregamentos em caminhões, no porto, a industrialização, as máquinas tirando os empregos das pessoas, a dificuldade da vida das pessoas.

Depois da indicação o diretor Alê Abreu passou a dar muitas entrevistas e saíram muitas matérias sobre a animação. Antes mesmo de passar o filme mostraram uma entrevista com ele. Alê Abreu comentou que como toda criança desenhava muito na infância, mas que ele continuou desenhando e desenhando muito. E assim começou a querer dar movimentos aos seus desenhos.

O que talvez tenha ajudado a indicação seja o fato da animação não ter diálogos. A música é muito predominante de Naná Vasconcelos e Emicida. No filme, o pai tocava flauta e é o som que o menino segue na busca. Os decisores do Oscar não gostam de ver filmes legendados, confesso achar isso o fim do fim, mas o Oscar é o prêmio do cinema americano, então não precisam mesmo olhar fora da caixinha. Amei a animação, não vi mais se passou em outro momento ou só se foi uma exibição especial para ter mais gente conhecendo antes do Oscar. Divertidamente custou uns 750 milhões de dólares, O Menino e Mundo custou mais ou menos 1,5 milhão de reais e foi lançado no Brasil há uns dois anos, ficando 7 meses em cartaz e eu só soube dele agora. O Menino e o Mundo foi visto em mais de 80 países e ganhou 45 prêmios.


Beijos,
 
Pedrita

10 comentários:

  1. Eu ouvi falar muito nesse desenho. Vou procurar! Beijos da Alê.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou doida para assistir, que fofo!

    Bjs, ótimo fds! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, eu estava tb doida pra ver, até ia no cinema.

      Excluir
  3. Aaaaaaaah eu preciso vê essa animação! Sou apaixonada por boas animações, achei o tema lindo e o visual também! Preciso urgentemente.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Acabei de programar para gravar.
    Vai passar dia 14, não lembro em que Canal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, que máximo. sim, tb acho q ser indicado já é um prêmio. não sei se foi de inveja, foi de perfil diferente. eu não vi divertidamente, mas o q a produtora comentou me chamou a atenção. a feliz é a magrinha, a recalcada a gordinha. se for isso vou me irritar tb com esses esteriótipos reforçados.

      Excluir
  5. Penso que ser indicado ao Oscar já é um grande premio.

    ResponderExcluir
  6. O comentário criticando Divertida Mente, da moça na entrevista é cheia de inveja.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!