sexta-feira, 4 de março de 2016

O Menino e o Mundo

Assisti O Menino e o Mundo (2014) de Alê Abreu no HBO Family. Eu fiquei sabendo dessa animação quando foi escolhido para concorrer ao Oscar de Melhor Animação. Aí quis muito ver. Até vi que o Shopping Eldorado no dia da cerimônia ia passar em várias sessões e ia tentar ver, mas no dia anterior, olhando os filmes que iam passar vi que ia passar nesse canal, fiquei muito emocionada e pus para gravar e vi no domingo, no dia da cerimônia. Eu imaginava que não ia ganhar, já que Divertidamente, que ainda não vi mas quero muito ver, tem sido muito elogiado, mas a indicação levou essa animação a patamares muito maiores do que esperavam.

O Menino e o Mundo começa com o pai indo viajar. O menino resolve então pegar a mala e procurar o pai. A animação segue nessa busca. Me emocionei inúmeras vezes, se é que parei de me emocionar em algum momento. É lindo demais! Inicialmente o menino segue para uma plantação de algodão e a animação começa a mostrar todo o processo até a confecção das roupas. Os carregamentos em caminhões, no porto, a industrialização, as máquinas tirando os empregos das pessoas, a dificuldade da vida das pessoas.

Depois da indicação o diretor Alê Abreu passou a dar muitas entrevistas e saíram muitas matérias sobre a animação. Antes mesmo de passar o filme mostraram uma entrevista com ele. Alê Abreu comentou que como toda criança desenhava muito na infância, mas que ele continuou desenhando e desenhando muito. E assim começou a querer dar movimentos aos seus desenhos.

O que talvez tenha ajudado a indicação seja o fato da animação não ter diálogos. A música é muito predominante de Naná Vasconcelos e Emicida. No filme, o pai tocava flauta e é o som que o menino segue na busca. Os decisores do Oscar não gostam de ver filmes legendados, confesso achar isso o fim do fim, mas o Oscar é o prêmio do cinema americano, então não precisam mesmo olhar fora da caixinha. Amei a animação, não vi mais se passou em outro momento ou só se foi uma exibição especial para ter mais gente conhecendo antes do Oscar. Divertidamente custou uns 750 milhões de dólares, O Menino e Mundo custou mais ou menos 1,5 milhão de reais e foi lançado no Brasil há uns dois anos, ficando 7 meses em cartaz e eu só soube dele agora. O Menino e o Mundo foi visto em mais de 80 países e ganhou 45 prêmios.


Beijos,
 
Pedrita

10 comentários:

  1. Eu ouvi falar muito nesse desenho. Vou procurar! Beijos da Alê.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou doida para assistir, que fofo!

    Bjs, ótimo fds! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, eu estava tb doida pra ver, até ia no cinema.

      Excluir
  3. Aaaaaaaah eu preciso vê essa animação! Sou apaixonada por boas animações, achei o tema lindo e o visual também! Preciso urgentemente.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pandora, estava como vc, querendo ver urgentemente.

      Excluir
  4. Acabei de programar para gravar.
    Vai passar dia 14, não lembro em que Canal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, que máximo. sim, tb acho q ser indicado já é um prêmio. não sei se foi de inveja, foi de perfil diferente. eu não vi divertidamente, mas o q a produtora comentou me chamou a atenção. a feliz é a magrinha, a recalcada a gordinha. se for isso vou me irritar tb com esses esteriótipos reforçados.

      Excluir
  5. Penso que ser indicado ao Oscar já é um grande premio.

    ResponderExcluir
  6. O comentário criticando Divertida Mente, da moça na entrevista é cheia de inveja.

    ResponderExcluir

Bons comentários!