quinta-feira, 25 de agosto de 2016

O Anão

Assisti a ópera O Anão de Alexander Von Zemlinsky no Theatro São Pedro. Não conhecia essa ópera, gosto de tudo o que desconheço. É baseado na obra de Oscar Wilde, O Aniversário da Infanta que não li e quero ler. Como em O Retrato de Dorian Gray, o espelho é importante personagem.

Antes da ópera, o Theatro São Pedro promove com o maestro Leandro Oliveira uma palestra sobre a obra. O músico falou que Oscar Wilde ficou impressionado com o quadro com As Meninas de Diego Velázquez, com a Infanta e suas amigas. Nesse quadro há uma anã. Então escreveu esse texto. Zemlinsky acabou fazendo a ópera que incomoda, o texto incomoda, ficamos muito desconfortáveis. E parece que muitos se sentiram assim, porque se mexiam nervosamente em suas cadeiras. A Infanta encantava o mundo não só pela beleza, mas pela doçura, mas a Infanta do texto do Wilde é perversa. Insuportavelmente monstruosa.

Eu adoro as direções do William Pereira, está entre os meus diretores preferidos. Ele é simplesmente genial em O Anão. Os figurinos do Olintho Maliquias também são fantásticos. Adorei ainda os cenários de Karina Machado. A música é belíssima. A regência é de André dos Santos a frente da Orquestra do São Pedro. Adorei as cantoras que interpretam as serviçais, incríveis: Raíssa Amaral, Raquel Paulin, Marly Montini e Andréia Souza. Alguns cantores são da Academia de Ópera São Pedro. O Anão é interpretado por Mar Oliveira, a Infanta por Maria Sole Gallevi e Don Esteban por Gustavo Lassen. As fotos são de Heloisa Bortz.
A história é tenebrosa. Um sultão envia o anão de presente a infanta. O anão não sabe de sua condição porque nunca viu um espelho. Além de ser anão ele é manco e tem uma corcunda. A infanta perversamente se diverte com isso e brinca com os sentimentos do anão. Monstruoso. O Theatro São Pedro estava lotadíssimo! Ainda há apresentações 26 e 28, mas não sei se já estão lotadas.

e

Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. Pedrita,
    Pelo relato e fotos com certeza é imperdível!

    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  2. Que legal Pedrita, nunca tinha ouvido falar dessa ópera (pelo menos não me lembro) Fiquei com muita vontade de ir conferir!

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pri, eu tb não. parece q nunca foi encenada no brasil.

      Excluir
  3. Zemlinky conheço mas não esta ópera, tal como não conheço essa obra de Wilde, mas deve ter sido um espetáculo muito bom de se ver e ouvir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, tb nunca tinha ouvido falar. a música é linda. tem no spotfly.

      Excluir
  4. Adoro teatro só não vou mais vezes por causa de tempo e grana.
    big beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, realmente é caro, mas essa não foi não, 25 reais. eu ganhei dois convites.

      Excluir
  5. Oi Pedrita!

    Conheço o autor, mas não a ópera, aliás, nunca assisti a uma, uma pena!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. deve ter sido mt interessante, bjos http://anaherminiapaulino.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Pedrita
    Não conheço a ópera, achei super interessante a palestra antes do início da peça e o espelho ser "personagem" na trama. Os figurinos devem ser incríveis!
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, uma amiga que comentou sobre essa palestra, eu liguei, confirmei e fui com ela. muito bom mesmo. até pq não sabia nada dessa ópera. foram incríveis mesmo os figurinos.

      Excluir
  8. Nunca que sabia desse livro escrito pelo Oscar Wilde.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!