domingo, 25 de dezembro de 2016

A Regra do Jogo

Assisti A Regra do Jogo (1939) de Jean Renoir da Coleção Folha Cine Europeu. É surpreendente como esse filme é tão bem realizado com tão poucos recursos da época.

São ótimas as cenas em uma grande casa onde muitos estão reunidos para a caça e para uma festa. São várias confusões ao mesmo tempo. Uma maioria vê uma peça em uma sala, outros correm atrás de um grupo, um armado tenta pegar o homem que assediou sua mulher, e tudo ao mesmo tempo. Tem horas que parece que são vários planos sequências de um ambiente a outro. Vemos aqui na frente uma cena e em outro cômodo parte de outra. Impressionante! Agora que vi que Jean Renoir estava no elenco. Ele é esse vestido de urso.

A parte da caça me incomodou profundamente. Mas particularmente não acho que o diretor colocou como algo nobre. Pode ser impressão minha. O tempo todo o diretor mostra a relação perversa em patrões e funcionários. Os ricaços se posicionam em baias numeradas com suas armas e ficam lá esperando porque na verdade os funcionários que fazem quase tudo. Os patrões só atiram. Os empregados afugentam os animais para irem a esse lugar das baias para confortavelmente esses ricaços atirarem. Os cachorros ajudam a pegar a caça e os funcionários que levam os animais. Acho difícil que Jean Renoir achasse isso nobre. Os funcionários que fazem praticamente tudo em todo lugar. Os ricaços só aproveitam.
As relações amorosas são conflituosas. Casados com amantes que sabem, mas mantém as estruturas. Os empregados também tem relações conflituosas. Uma não gosta de trabalhar onde está o marido porque tem vários amantes. Eles brigam pelas relações extra conjugais, mas sabem e conversam com os amantes tentando acordos fora do padrão. O filme já tem som, mas muitas das interpretações são como no cinema mudo, com muitas expressões. No elenco estão: Nora Gregor, Paulette Dubost. Mila Parély, Marcel Dalio, Odette Talazac, Roland Toutain, Julien Carrete e Gaston Modot
Boas Festas!

Pedrita

10 comentários:

  1. Ainda não assisti esse filme, parece ser bom, nesses dois dias assisti apenas filmes natalinos, adorooo,bjus e desde já Um Feliz Ano Novo.

    ResponderExcluir
  2. Nem preciso dizer que gosto demais desses filmes. Renoir foi um gênio do cinema.

    ResponderExcluir
  3. Adoro suas dicas de filmes querida Pedrita, esse eu não assisti!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, esse é mais ou menos. é mais curioso que legal.

      Excluir
  4. Respostas
    1. liliane, eu tb não conhecia. se não fosse essa coleção da folha, não ia conhecer.

      Excluir

Cultura é vida!